Itália tirou-nos do mapa de forma cruel. As notas do Sporting-Juventus

A sorte voltou a ser madrasta e nada quis com um Sporting que foi superior à Juventus nos dois jogos da eliminatória.

Notícia

© Getty Images

Ricardo Santos Fernandes
21/04/2023 07:50 ‧ 21/04/2023 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto

Análise

Fim da linha para todas as equipas portuguesas nas competições europeias. E todas se despediram aos pés dos... italianos.

O Sporting de Braga tombou diante da Fiorentina, FC Porto e Benfica contra o Inter, e o Sporting foi o derradeiro clube a derivar para a porta de saída, desta feita contra a Juventus.

Um velho destino e ao qual o leão pode, e muito, queixar-se da sorte. Sorte velhaca, miserável, e que nada quis com os pupilos de Rúben Amorim. O Sporting foi melhor nas duas partidas, rematou mais e assumiu claramente as rédeas nos dois encontros, porém no primeiro saiu derrotado, em Turim, por 0-1, e no embate de Alvalade não se foi além de um empate (1-1).

Tal como em Itália, os minutos finais foram dramáticos e mais uma vez com o leão a cheirar o golo, mas não a rugir. Há uma semana Bellerín e Pote desperdiçaram o empate de forma clamorosa, para agora ser Coates a fracassar no par de ocasiões que dispôs. O jogo até começou bem torto para a armada verde e branca, com o remate certeiro de Rabiot, mas rapidamente reagiu com o penálti convertido por Edwards. Porém, o drama instalou-se e acabou por não haver heróis a socorrer um Sporting... injustamente eliminado. Porém, falar em finais justos em futebol é deveras relativo.

Vamos então às notas de destaque desta partida:

Figura

Marcus Edwards rubricou uma exibição de excelência em Alvalade. Uma verdadeira serpentina, rei do drible e dos desequilíbrios. Foi uma das fontes de maior perigo nas imediações da grande área da Vecchia Signora.

Surpresa

Ugarte regressou ao 'onze' dos leões, após falhar a primeira mão por castigo. Dos seus pés nasceu o castigo máximo que conduziu posteriormente ao golo de Marcus Edwards. Um transportador de mão cheia, rapidíssimo nas transações e até a cobrir os erros dos companheiros. Na primeira parte salvou a pele a Gonçalo Inácio num lance de enorme perigo no ataque da Vecchia Signora.

Desilusão

Pode até ser cruel a nomeação, mas Coates deixou toda a nação leonina com um enorme amargo de boca. Se já tinha tido fortes responsabilidades no golo sofrido, também teve nos pés, por duas ocasiões, nos instantes finais, a possibilidade de empurrar o jogo para prolongamento. Porém, e não sendo de cabeça, a pontaria foi desastrosa.

Treinadores

Rúben Amorim mexeu tarde, mas a solução também não saiu do banco para os últimos 13 minutos da partida, momento em que entrou Chermiti. O timoneiro verde e branco apostou nas melhores fichas e arquitectou o melhor plano para destruir os planos de Allegri, porém Amorim não comanda o (des)acerto dos seus homens na zona de finalização.

Massimiliano allegri recebeu duas excelentes notícias no mesmo dia. Se antes do apito inicial viu os tribunais suspenderem o castigo de 15 pontos, horas depois via a sua equipa carimbar o passaporte para as 'meias' da Liga Europa. As substituições trouxeram maior qualidade à Juve e a mensagem passada ao intervalo surtiu efeito. Na etapa complementar vimos um conjunto bianconero mais acertado, a querer tomar as rédeas do encontro e até a dispor na primeira meia hora das ocasiões mais soberanas da partida.

Árbitro da partida

François Letexier não esteve bem técnica e disciplinarmente. Várias faltas por assinalar, cartões mal admoestados e outros que ficaram por mostrar.

Leia Também: "O Sporting demonstrou ser uma equipa fantástica. Tivemos sorte"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Otamendi visa arbitragem do Benfica-Barcelona: "Detalhes fora do alcance"

Liga dos Campeões

Otamendi visa arbitragem do Benfica-Barcelona: "Detalhes fora do alcance"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1844
2Benfica1841
3FC Porto1840
4Sp. Braga1834
5Santa Clara1831
6Casa Pia1827
7Vitória SC1826
8Moreirense1823
9Gil Vicente1822
10Estoril1821
11Famalicão1820
12Rio Ave1820
13C.D. Nacional1819
14Estrela1816
15Arouca1816
16Farense1815
17AVS1815
18Boavista1812
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Citroën 2CV pode mesmo regressar mais de 30 anos depois

Citroën

Citroën 2CV pode mesmo regressar mais de 30 anos depois

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas