FC Porto 'treme que nem varas verdes', mas está na final da Taça

Golaços de Otávio e Evanilson, nos descontos do prolongamento, 'arrumaram' com o Famalicão. Segue-se o Sporting de Braga, no Jamor, a 4 de junho.

Notícia

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
04/05/2023 23:18 ‧ 04/05/2023 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

Taça de Portugal

O FC Porto garantiu, ao início da noite desta quinta-feira, o apuramento para a final da Taça de Portugal, ao conquistar um triunfo, por 3-2, na receção ao Famalicão, depois de ter vencido, na primeira mão das ‘meias’, por 2-1.

Os dragões passaram por um valente 'susto', uma vez que viram os minhotos repetir o resultado do embate passado, empurrando o jogo para prolongamento. Aí, dois grandes golos, de Otávio e Evanilson fizeram a diferença, e valeram um encontro com o Sporting de Braga, a 4 de junho, no Jamor.

Displicência do início ao fim

Em vantagem na eliminatória, o FC Porto entrou em campo claramente ‘relaxado’, a jogar na expetativa, sem grande intensidade, à espera do que o Famalicão seria capaz de fazer para lutar pelo tão desejado ‘bilhete’ para o Jamor… e deu-se mal.

Os minhotos assumiram a iniciativa do jogo e não demorou até se instalarem no meio-campo adversário, explorando as alas, mas pecando sempre na hora da definição, pelo que a defesa adversária foi ‘limpando’ as investidas, com maior ou menor dificuldade.

No entanto, os homens de João Pedro Sousa só precisaram de uma oportunidade para ‘fazerem estragos’, e, após pontapé-livre cobrado por Ivo Rodrigues, Jhonder Cádiz foi às alturas desviar, ligeiramente, de cabeça, para o fundo das redes à guarda de Diogo Costa.

Um lance que teve o condão de acordar os dragões, que, logo no minuto seguinte, ‘cozinharam’ o lance que valeu o empate. Toni Martínez cruzou para Matheus Uribe, que rematou para as mãos de Luiz Júnior, mas não sem antes ser derrubado por Alex Dobre.

Manuel Mota foi ao VAR e assinalou grande penalidade, que Wenderson Galeno aproveitou para fazer o gosto ao pé. O jogo abriu-se, e os autores dos golos ficaram à beira de bisar. No caso de Cádiz, viu o remate defendido, e, no de Galeno, o tento foi invalidado, por posição irregular.

À ‘lei da bomba’

A segunda parte arrancou tal e qual como a primeira, isto é, com o Famalicão a ter mais bola, a rondar a baliza do FC Porto e a deter a primeira grande oportunidade, quando Cláudio Ramos, a ‘meias’ com o poste, negou o que seria um golaço a Iván Jaime.

O espanhol não teve grande sorte à primeira, mas, à segunda, já não perdoou. Lançado por Ivo Rodrigues, aproveitou uma autêntica ‘soneca’ da defesa adversária para se colocar em posição privilegiada e atirar para empatar a eliminatória, a apenas 15 minutos do fim.

À beira do final dos 90 minutos, os minhotos dispuseram de uma chance de ouro para selarem a passagem à final, mas Cláudio Ramos aplicou-se e defendeu, ‘empurrando’ a decisão para o prolongamento.

De picardia em picardia, o jogo foi ficando cada vez mais feio, até que, já depois dos 120 minutos, Otávio e Evanilson ‘sacaram dois coelhos da cartola’, assinando golos de belo efeito que acabaram, de uma vez por todas, com a questão.

Momento do jogo: Quando tudo fazia prever que a meia-final da Taça de Portugal só iria ficar resolvida no desempate por grandes penalidades, eis que Otávio encheu o pé, e, com um grande remate, desfez a resistência adversária, para alívio dos milhares de adeptos que se deslocaram ao estádio do Dragão.

Onzes

FC Porto: Cláudio Ramos; Manafá, Pepe, Fábio Cardoso, Wendell; Uribe, Grujic, Otávio, Pepê; Galeno e Toni Martínez.

Famalicão: Luiz Junior; Moura, Penetra, Riccieli, Otavio; Colombatto, Youssouf, Iván Jaime, Cadiz; Ivo Rodrigeus e Dobre.

Antevisão

FC Porto e Famalicão medem, ao início da noite desta quinta-feira, forças, no estádio do Dragão, com o intuito de fechar, de uma vez por todas, as contas das meias-finais da Taça de Portugal, nas quais os homens de Sérgio Conceição se encontram em vantagem.

Os azuis e brancos, recorde-se, venceram o primeiro duelo com os minhotos, por 2-1, graças aos golos de Iván Marcano e Toni Martínez. No entanto, o tento 'solitário' de Alexandre Penetra lança dúvidas quanto a quem seguirá em frente.

Quem triunfar nesta eliminatória, recorde-se, sabe de antemão que terá pela frente o Sporting de Braga (que deixou para trás o Nacional), na tão aguardada final (que está agendada para o próximo dia 4 de junho, no Estádio Nacional do Jamor).

O FC Porto-Famalicão irá contar com a arbitragem de Manuel Mota, juiz da Associação de Futebol de Braga, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 20h30 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Leia Também: FC Porto-Famalicão: O Jamor é já ali, mas convém prevalecer a 'fama'

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Promessa de 14 anos do City Football Group é assassinada a tiro

Uruguai

Promessa de 14 anos do City Football Group é assassinada a tiro

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1537
2FC Porto1537
3Benfica1435
4Sp. Braga1528
5Santa Clara1527
6Vitória SC1422
7Casa Pia1520
8Moreirense1520
9Famalicão1519
10Gil Vicente1517
11Rio Ave1416
12Estoril1414
13AVS1513
14C.D. Nacional1412
15Estrela1412
16Farense1512
17Boavista1512
18Arouca1511
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Este pequeno elétrico vem para a Europa já no próximo ano

Firefly

Este pequeno elétrico vem para a Europa já no próximo ano

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas