O Sporting vai receber o Marítimo no sábado, em jogo da jornada 32 da I Liga. Os leões vão a jogo por respeito ao campeonato, assim o disse Rúben Amorim, mas a Liga dos Campeões ainda está na mira.
Sem pressão acrescida, a equipa de Alvalade ainda tem ao seu alcance o acesso à pré-eliminatória da prova milionária. Para lá chegar está dependente do Sp. Braga, dono da vaga. Quatro pontos separam os dois clubes, numa altura em que ainda há nove pontos em discussão.
Do outro lado, os insulares estão na corda bamba e em desespero por pontos. Com 23 no 16.º lugar, qualquer deslize poderá ser aproveitado por Paços de Ferreira ou Santa Clara, que estão a três e quatro pontos de distância. Será a diferença entre descer de vez e ter uma última oportunidade de se manter na I Liga.
O Sporting-Marítimo joga-se a partir das 20h30 deste sábado, no Estádio José de Alvalade.
Treinadores em discurso direto
Rúben Amorim
Importância do jogo: O foco é máximo neste jogo, é o único que interessa. Temos de aproveitar todos os minutos. O foco está em melhorar certas coisas. Melhorar em relação ao primeiro jogo não será muito difícil, porque não jogámos muito bem na Madeira, num momento importante. Foi explicado aos jogadores que vínhamos de uma paragem para o Mundial, tínhamos uma sequência de vitórias, sem sofrer, com grandes exibições, e houve uma quebra que foi um golpe duro de recuperar. Depois, fomos à Luz e jogámos bem, e essa intermitência foi muito clara. Temos de melhorar nesses aspetos, ganhar, não sofrer golos. Aproveitar para continuar a ver algumas coisas que estamos a trabalhar para tornar a equipa mais imprevisível. É uma oportunidade para vencer e melhorar o nosso jogo.
Dificuldades contra equipas em apuros: Temos de olhar para a resposta que a equipa tem dado. Pela forma como estamos a jogar neste momento, não parece que é uma equipa que está arredada dos objetivos e em fim de ciclo, muito pelo contrário. Os jogadores já meteram na cabeça que o futebol é mesmo assim, que tivemos uma época difícil e que temos de deixar de pensar no passado para pensar no futuro. Temos de fazer uma boa exibição, e, acima de tudo, respeitar o campeonato. Há uma luta entre o Paços de Ferreira e o Marítimo, e temos de respeitar. Da mesma forma que fizemos o máximo contra o Paços de Ferreira, para além do orgulho e da obrigação de jogar pelo Sporting, há uma obrigação de tornar a competição mais verdadeira. Tivemos uma boa semana de trabalho e estamos preparados para o jogo.
Dar minutos aos jogadores menos usados: O Franco Israel foi dos jogadores que evoluiu mais no plantel, e, portanto, não há qualquer dúvida. Fazendo a comparação com o João Virgínia, no ano passado, escolheu sair. É muito claro. Onde poderá haver uma ou outra rotação não terá a ver com a incerteza de ficarem ou não para o próximo ano, mas sim com termos dois jogadores por posição, jogadores que fazem mais do que uma posição... Vamos ter de utilizar consoante a caraterística dos jogadores. Não vai haver uma avaliação. O Héctor [Bellerín] tem tido pouco jogo, e nós queremos vê-lo em jogo. Será titular, novamente. Gostei muito do jogo dele em Paços de Ferreira. Tudo o que vamos fazer é para melhorar a equipa, não para avaliar os jogadores.
Daniel Bragança de volta: É uma grande notícia. Notei o Dani muito bem, sem medo. Antigamente, lembro-me de fazer seis meses de recuperação e já estava a jogar. Ele teve uma recuperação um bocadinho mais lenta, mas nota-se muito na forma como se apresenta em treino. Não vamos arriscar nada do Dani. Contamos com ele para a próxima época. Vai ser um jogador muito importante. Tem um grande talento. A nossa equipa adaptou-se a jogar de uma maneira com Morita ou Pote, completamente diferente do estilo de jogo de Matheus Nunes, que vai de encontro à capacidade do Dani em jogar entre linhas e com a bola no pé. Vai ser, talvez, o nosso grande reforço para a próxima época.
José Gomes
Manutenção: Estamos todos ainda com confiança de que é possível atingir os objetivos e foi com essa confiança que trabalhamos esta semana. Com todo o pragmatismo necessário e com toda a objetividade, temos de ir à procura de pontos em Alvalade.
Jogar em Alvalade durante luta pela manutenção: Vamos [procurar novamente a vitória], até porque não temos outra hipótese. Faltando três jogos temos de ir buscar pontos onde conseguirmos e vai ser com o mesmo espírito que jogamos no jogo da primeira volta.
Antevisão: Vai ser um jogo diferente, com uma história diferente, mas espero que a distribuição dos pontos seja a mesma. Vejo um Sporting com muito mais facilidade em passar os espaços uns aos outros, com uma mobilidade e imprevisibilidade maior do que aquela que tinham na primeira volta.
Vitória do Sporting em Paços de Ferreira: Foi para 'o manual de futebol' a forma como os três da frente se movimentaram. A forma como o Nuno Santos aparecia nos espaços em largura e profundidade a servir o envolvimento desses três jogadores, aparecendo o Morita numa segunda vaga.
Últimos resultados
Sporting: E-E-V-V-V
Marítimo: D-V-D-D-E
Últimos onzes
Sporting: Adán; Diomande, Inácio, Coates; Bellerín, Morita, Ugarte, Nuno Santos; Edwards, Pedro Gonçalves, Trincão.
Marítimo: Marcelo Carné; Paulinho, Zainadine Júnior, Renê Santos, Vitor Costa; Val, João Afonso; Geny, Xadas, Félix Correia; André Vidigal.
Ausências
Sporting: Jovane Cabral, St. Juste e Daniel Bragança (lesionados); Mateo Tanlongo (seleção).
Marítimo: Trmal e Percy Liza (lesionados); Geny Catamo (empréstimo).
Leia Também: Amorim reage à possível saída de Ugarte: "Talvez já tenha 60 milhões..."