José Mourinho garantiu, esta quinta-feira, o acesso à sexta final europeia da sua carreira depois de ter visto a AS Roma empatar no reduto do Bayer Leverkusen (0-0), em jogo da 2.ª mão das meias-finais da Liga Europa. Após ter liderado a conquista da Liga Conferência na temporada passada, o treinador português leva a Roma a nova final europeia, desta feita na Liga Europa, que está agendada para dia 31 de maio em Budapeste, na Puskás Aréna.
Num jogo muito disputado - e com Rui Patrício de regresso à baliza da formação italiana -, mas nem sempre bem jogado, os golos acabaram por não aparecer, valendo, assim, o tento apontado por Edoardo Bove no jogo da 1.ª mão, em Itália, há uma semana, para resolver uma eliminatória que tanto prometeu, mas que pouco ofereceu a quem esteve presente nas bancadas.
Feitas as contas, Mourinho chega à sexta final europeia, tendo a possibilidade de voltar a ganhar um título que já conquistou na temporada 2016/17 ao serviço do Manchester United. A AS Roma, por seu turno, estará na quinta final europeia da sua história. Por conhecer está o outro finalista, uma vez que Sevilla e Juventus empataram esta noite e seguiram a discussão da vaga pela final para o prolongamento.
José Mourinho qualifica-se para uma final europeia pela 6.ª vez – ganhou as 5 finais que disputou:
— Playmaker (@playmaker_PT) May 18, 2023
2003 Liga Europa (FC Porto)
2004 Champions (FC Porto)
2010 Champions (Inter)
2017 Liga Europa (Man. United)
2022 Conference League (Roma)
2023 Liga Europa (Roma) pic.twitter.com/l70HfyW8QO
Equipas iniciais
@XabiAlonso schickt diese Startelf in das Rückspiel gegen @OfficialASRoma!
— Bayer 04 Leverkusen (@bayer04fussball) May 18, 2023
#B04ASR | #UEL | #Bayer04 | #Werkself | #ForOurDream pic.twitter.com/A68Hh2kk42
Ecco la formazione scelta da José Mourinho per il ritorno della semifinale di #UEL
— AS Roma (@OfficialASRoma) May 18, 2023
🟨 DAJE ROMA DAJE! 🟥#BayerRoma #ASRoma pic.twitter.com/c28K0ZVqzr
Antevisão
São 90 os minutos que separam a AS Roma de uma nova final europeia, desta vez em contexto de Liga Europa. A equipa de José Mourinho venceu o jogo da 1.ª mão, em Itália, frente ao Bayer Leverkusen (1-0), e está, por isso, em vantagem para seguir em frente, mas os comandados de Xabi Alonso ainda não atiraram a toalha ao chão.
Mourinho, por seu lado, procura chegar à sexta final europeia de clubes, depois das vitórias na Liga dos Campeões em 2003/04 (FC Porto) e 2009/10 (Inter de Milão), na Taça UEFA de 2002/03 (FC Porto), na Liga Europa de 2016/17 (Manchester United) e na primeira edição da Liga Conferência Europa em 2021/22 (Roma).
Recorde-se que a final da presente edição da Liga Europa está agendada para 31 de Maio em Budapeste, na Puskás Aréna. Na outra meia-final vão medir forças Sevilla e Juventus.
O pontapé de saída está agendado para as 20h00 e poderá acompanhar, em direto, todas as incidências da partida no Desporto ao Minuto.
Leia Também: "Mourinho? Não há amigos quando se joga"