Vitória não chegou. FC Porto sorriu, mas Benfica impediu bicampeonato

Vitória no Dragão foi insuficiente para celebrar um novo título. Taremi fecha o campeonato como melhor marcador da prova.

Notícia

© Getty Images

Rodrigo Querido
27/05/2023 19:59 ‧ 27/05/2023 por Rodrigo Querido

Desporto

I Liga

O FC Porto despediu-se, este sábado, do campeonato português com um triunfo na receção ao Vitória SC (3-0), uma conquista de três pontos que de nada valeu para celebrar o título de campeão nacional dado que o Benfica também triunfou na Luz diante do Santa Clara.

Mehdi Taremi, que arrebatou o título de melhor marcador, Otávio e Evanilson anotaram os golos dos dragões.

Filme do jogo:

Com menos dois pontos do que o líder Benfica à entrada para esta ronda, o FC Porto sabia que tinha de vencer o Vitória SC e esperar por um deslize do clube da Luz para ainda sonhar com o título de campeão nacional. Por seu turno, os vimaranenses tinham em jogo o quinto lugar na classificação final.

Porém, a tarefa da equipa orientada por Moreno Teixeira começou a complicar-se logo aos dois minutos. Thomas Handel entrou de forma muito dura sobre Uribe e Artur Soares Dias não perdeu tempo em mostrar o vermelho direto ao médio dos vimaranenses.

Com mais um em campo, o FC Porto, que já tinha começado a partida por cima, aproveitou para abrir o marcador aos seis minutos. Pepê correu mais de meio campo e serviu Taremi para o primeiro da tarde/noite. O brasileiro esteve à beira de marcar um golaço, mas o golo foi anulado por fora de jogo.

Descontente com a prestação da equipa, e também para ajustar a estratégia por força da expulsão de Handel, Moreno promoveu as entradas de Tiago Silva e Zé Carlos pouco depois do minuto 20, mas os vimaranenses acabaram por averbar o segundo pouco depois. Servido por Taremi, Otávio rematou cruzado para novo golo do FC Porto.

O Vitória SC ainda se estava a recompor de mais um tiro no seu porta-aviões quando Evanilson anotou o terceiro dos azuis e brancos. Taremi voltou a estar na assistência e o brasileiro celebrou o seu sétimo golo na I Liga.

Para o segundo tempo, os minhotos foram resistindo às iniciativas ofensivas dos dragões para tentar evitar uma goleada no Dragão. Já o FC Porto foi fazendo pela vida à procura de mais golos. Taremi, que ia adiantado na corrida pelo título de melhor marcador, esteve perto de bisar aos 68'. O iraniano ganhou o duelo Bruno Varela, rematou na direção da baliza e Bamba cortou quase em cima da linha de golo.

Com o Benfica a vencer o Santa Clara na Luz, o FC Porto foi gerindo o esforço até ao apito final, tendo também em vista o duelo da final da Taça de Portugal contra o Sporting de Braga. Sérgio Conceição foi retirando titulares do jogo para poupá-los para o duelo de dia 4 de junho no Jamor.

Feitas as contas, o FC Porto encerra o campeonato com 85 pontos, a dois do campeão Benfica. Já o Vitória SC perdeu a possibilidade de chegar ao quinto lugar, fruto do triunfo do Arouca em Portimão, e fecha a temporada no sexto lugar com 53 pontos, menos um do que os arouquense.

Momento do jogo: A expulsão de Handel logo aos dois minutos abriu caminho para uma vitória justa do FC Porto no fecho de cortinas na I Liga.

Equipas iniciais

FC Porto: Diogo Costa; Pepê, Pepe, Marcano e Wendell; Otávio, Uribe, Eustáquio e Galeno; Evanilson e Taremi.

Suplentes: Cláudio Ramos; Fábio Cardoso, Veron, Zaidu, Grujic, Rodrigo Conceição, Namaso, André Franco e Toni Martínez.

Vitória SC: Bruno Varela; Ibrahima Bamba, André Amaro e Tounkara; Miguel Maga, Tomás Händel, Dani Silva e Afonso Freitas; Jota Silva, André Silva e Mikey Johnston.

Suplentes: Rafa; Hélder Sá, Safira, Tiago Silva, Nélson da Luz, Matheus Índio, Zé Carlos, Jorge Fernandes e Anderson Silva.

Antevisão

É dia de fechar as cortinas no campeonato português. O FC Porto recebe, este sábado, o Vitória SC, em jogo da 34.ª e última jornada da I Liga, ainda com a possibilidade dos dragões se tornarem bicampeões nacionais.

Os azuis e brancos têm de ganhar aos vimaranenses e esperar que em Lisboa o Benfica escorregue na receção ao Santa Clara para poderem festejar diante dos seus adeptos.

Já os vimaranenses também têm um objetivo em jogo já que disputam com o Arouca o quinto lugar na I Liga, que mexe com a qualificação para a Liga Conferência Europa.

O encontro entre o FC Porto e o Vitória SC, que acontecerá no Estádio do Dragão, tem apito inicial agendado para as 18h00 e poderá acompanhar as principais incidências, em direto, na página do Desporto ao Minuto.

Leia Também: FC Porto vai fechar corrida ao título com uma ausência já prolongada

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Man. United destaca números de Bruno Fernandes: "Magnífico"

Inglaterra

Man. United destaca números de Bruno Fernandes: "Magnífico"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os pequenos carros mais icónicos do mundo

Autocar

Os pequenos carros mais icónicos do mundo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas