O FC Porto despediu-se, este sábado, do campeonato português com um triunfo na receção ao Vitória SC (3-0), uma conquista de três pontos que de nada valeu para celebrar o título de campeão nacional dado que o Benfica também triunfou na Luz diante do Santa Clara.
Mehdi Taremi, que arrebatou o título de melhor marcador, Otávio e Evanilson anotaram os golos dos dragões.
Filme do jogo:
Com menos dois pontos do que o líder Benfica à entrada para esta ronda, o FC Porto sabia que tinha de vencer o Vitória SC e esperar por um deslize do clube da Luz para ainda sonhar com o título de campeão nacional. Por seu turno, os vimaranenses tinham em jogo o quinto lugar na classificação final.
Porém, a tarefa da equipa orientada por Moreno Teixeira começou a complicar-se logo aos dois minutos. Thomas Handel entrou de forma muito dura sobre Uribe e Artur Soares Dias não perdeu tempo em mostrar o vermelho direto ao médio dos vimaranenses.
Com mais um em campo, o FC Porto, que já tinha começado a partida por cima, aproveitou para abrir o marcador aos seis minutos. Pepê correu mais de meio campo e serviu Taremi para o primeiro da tarde/noite. O brasileiro esteve à beira de marcar um golaço, mas o golo foi anulado por fora de jogo.
Descontente com a prestação da equipa, e também para ajustar a estratégia por força da expulsão de Handel, Moreno promoveu as entradas de Tiago Silva e Zé Carlos pouco depois do minuto 20, mas os vimaranenses acabaram por averbar o segundo pouco depois. Servido por Taremi, Otávio rematou cruzado para novo golo do FC Porto.
O Vitória SC ainda se estava a recompor de mais um tiro no seu porta-aviões quando Evanilson anotou o terceiro dos azuis e brancos. Taremi voltou a estar na assistência e o brasileiro celebrou o seu sétimo golo na I Liga.
Para o segundo tempo, os minhotos foram resistindo às iniciativas ofensivas dos dragões para tentar evitar uma goleada no Dragão. Já o FC Porto foi fazendo pela vida à procura de mais golos. Taremi, que ia adiantado na corrida pelo título de melhor marcador, esteve perto de bisar aos 68'. O iraniano ganhou o duelo Bruno Varela, rematou na direção da baliza e Bamba cortou quase em cima da linha de golo.
Com o Benfica a vencer o Santa Clara na Luz, o FC Porto foi gerindo o esforço até ao apito final, tendo também em vista o duelo da final da Taça de Portugal contra o Sporting de Braga. Sérgio Conceição foi retirando titulares do jogo para poupá-los para o duelo de dia 4 de junho no Jamor.
Feitas as contas, o FC Porto encerra o campeonato com 85 pontos, a dois do campeão Benfica. Já o Vitória SC perdeu a possibilidade de chegar ao quinto lugar, fruto do triunfo do Arouca em Portimão, e fecha a temporada no sexto lugar com 53 pontos, menos um do que os arouquense.
Momento do jogo: A expulsão de Handel logo aos dois minutos abriu caminho para uma vitória justa do FC Porto no fecho de cortinas na I Liga.
Equipas iniciais
FC Porto: Diogo Costa; Pepê, Pepe, Marcano e Wendell; Otávio, Uribe, Eustáquio e Galeno; Evanilson e Taremi.
Suplentes: Cláudio Ramos; Fábio Cardoso, Veron, Zaidu, Grujic, Rodrigo Conceição, Namaso, André Franco e Toni Martínez.
Vitória SC: Bruno Varela; Ibrahima Bamba, André Amaro e Tounkara; Miguel Maga, Tomás Händel, Dani Silva e Afonso Freitas; Jota Silva, André Silva e Mikey Johnston.
Suplentes: Rafa; Hélder Sá, Safira, Tiago Silva, Nélson da Luz, Matheus Índio, Zé Carlos, Jorge Fernandes e Anderson Silva.
Antevisão
É dia de fechar as cortinas no campeonato português. O FC Porto recebe, este sábado, o Vitória SC, em jogo da 34.ª e última jornada da I Liga, ainda com a possibilidade dos dragões se tornarem bicampeões nacionais.
Os azuis e brancos têm de ganhar aos vimaranenses e esperar que em Lisboa o Benfica escorregue na receção ao Santa Clara para poderem festejar diante dos seus adeptos.
Já os vimaranenses também têm um objetivo em jogo já que disputam com o Arouca o quinto lugar na I Liga, que mexe com a qualificação para a Liga Conferência Europa.
O encontro entre o FC Porto e o Vitória SC, que acontecerá no Estádio do Dragão, tem apito inicial agendado para as 18h00 e poderá acompanhar as principais incidências, em direto, na página do Desporto ao Minuto.
Leia Também: FC Porto vai fechar corrida ao título com uma ausência já prolongada