A II Liga foi dada como encerrada neste domingo com as últimas decisões já tomadas. De mão dada com o Sporting da Covilhã, rumo à Liga 3, vai o Trofense, que confirmou a despromoção ao perder frente ao Mafra em casa.
O emblema da Trofa não dependia de si só, precisando de vencer e esperar que o BSAD não vencesse. O cenário não foi esse, primeiro por culpa de Ença Fati, que marcou aos minutos 44 e 70 os golos decisivos, enquanto o golo de Mozinho não ajudou.
O Nacional foi o grande sortudo da tarde, passando de um grande calafrio para a salvação em 90 minutos. Os madeirenses sabiam que tinham de vencer o Académico de Viseu para não caírem na tabela. A perder ao intervalo por 2-0, com golos de André Clóvis e Vítor Bruno, o Nacional chegou à vantagem na reta final. Zé Manuel e Clayton empataram, com o avançado a garantir a vitória e a empurrar o BSAD para a zona de playoff.
Os azuis ainda passaram grande parte do jogo em zona de salvação, mas acabaram por cair quando houve novo golo na Madeira. A equipa de Zé Pedro ia fazendo a sua parte nesta jornada, em Rio Maior, frente ao Vilafranquense. Depois de terem estado a vencer por 1-0, com golo de João Marcos, acabaram por ceder na compensação e sofrer o empate, por Nene, de grande penalidade, falhando o assalto ao 15.º lugar da tabela.
Com estes resultados, fica fechada a parte terminal da tabela da II Liga. O Nacional salvou-se na última jornada e acabou a época no 14.º lugar com 39 pontos, mais um que o Benfica B, que terminou no limite da zona de descida, com 38 pontos. O BSAD vai ao playoff de manutenção, fechando a época com 35 pontos. O Trofense segue viagem com o Sp. Covilhã, com 32 pontos somados e a queda da II Liga pela segunda vez em três anos.
Leia Também: FC Porto B vence Clássico e confirma época 'tenebrosa' para o Benfica B