Cristiano Ronaldo e Lionel Messi dominaram as atenções do futebol mundial ao longo das duas últimas décadas, provocando discussões atrás de discussões relativamente a qual dos dois é, afinal, o melhor. Discussão essa que, no entanto, pode estar perto de ser encerrada.
Isto porque, esta quinta-feira, o Dr. Ian Graham, homem que está de saída do departamento de dados do Liverpool, apresentou, no Festival de Ciência de Cheltenham, em Inglaterra, as conclusões de um estudo focado, precisamente, neste debate.
Recorrendo a sofisticados modelos matemáticos, que tiveram em conta, especialmente, aquilo que o português e o argentino ofereceram às respetivas equipas, ao longo da carreira, o especialista concluiu, de forma perentória, quem surge por cima, e...: "É Messi".
"A diferença é que Messi também é um médio-ofensivo de classe mundial. As oportunidades que ele cria para os companheiros de equipa são de uma ordem de magnitude superiores às de Ronaldo", começou por afirmar, perante a multidão que o ouvia.
"Messi cumpre dois papéis de forma brilhante. Ronaldo cumpre um papel de forma brilhante. Essa é a diferença", completou o doutorado em física teórica pela Universidade de Cambridge, em declarações reproduzidas pelo jornal britânico The Guardian.
Ainda assim, o Dr. Ian Graham deixou um sublinhado: "Qualquer modelo estatístico vai dizer-vos que Kylian Mbappé é o melhor jogador da Europa, neste momento. Mas, infelizmente, do ponto de vista financeiro, está longe do campeonato do Liverpool".
Leia Também: "Messi deixa a elite aos 35, três anos mais cedo de Cristiano Ronaldo"