As notas do Man. City-Inter: Champanhe foi aberto, mas faltou inspiração

Citizens fizeram história na Liga dos Campeões, conquistando a prova pela primeira vez, mas com uma exibição sem deslumbrar e contra um adversário que fez pela vida para também vencer.

Notícia

© Getty Images

Rodrigo Querido
11/06/2023 08:03 ‧ 11/06/2023 por Rodrigo Querido

Desporto

Análise

10 de junho foi dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas,  e também de dois portugueses que sorriram em plena cidade de Istambul rumo à conquista da Liga dos Campeões na Turquia.

Rúben Dias e Bernardo Silva levaram mais alto o nome de Portugal ao saírem vencedores da prova milionária. Num duelo diante o Inter, o golo solitário do espanhol Rodri entregou a Guardiola e companhia a primeira Champions do palmarés, consagrando, finalmente, uma equipa que há muito procurava de forma incessante a glória europeia.

O duelo previa-se muito equilibrado e foi mesmo isso que aconteceu em Istambul, num encontro em que a diferença esteve no 'enormíssimo' detalhe do já referido golo do espanhol Rodri. Não houve o futebol champanhe dos citizens, mas a festa foi em sotaque inglês.

Os transalpinos, que tinham sido carrascos de FC Porto e Benfica no caminho ao regresso a uma final europeia, conseguiram surpreender a máquina de futebol de Pep Guardiola, e chegaram mesmo a ter três oportunidades para abrir o marcador. Mas, como conta a história, o futebol é feito de quem marca os golos. Aí, o Manchester City foi letal.

Mas vamos as notas da partida:

Figura

Não é que tenha feito uma exibição de encher o olho, mas Rodri marcou um golo que vai ficar para sempre na história do Manchester City. A primeira parte horrível, como o próprio admitiu, deu lugar a um remate certeiro que deixou em delírio os adeptos dos citizens, marcando um golaço naquele que foi o único remate que realizou e o segundo golo que fez nesta edição da Champions.

Surpresa

Ederson foi o porto seguro do Manchester City ao longo do jogo. O brasileiro foi uma autêntica muralha na baliza dos ingleses e teve grandes intervenções que impediram o Inter de marcar um golo que relançasse o jogo, como prova a enorme defesa mesmo ao cair do pano.

Desilusão

Nico Barella costuma ser o cérebro do processo ofensivo do Inter, mas neste jogo em Istambul esteve um pouco desaparecido. O estilo de jogo defensivo apresentado pelos italianos ao longo do jogo pode tê-lo prejudico.

Treinadores

Pep Guardiola: Ainda que não tenha apresentado um futebol espetacular de outros jogos, o Manchester City fez o suficiente em toda a partida para celebrar após o apito final. Além disso, quem elimina Real Madrid e Bayern Munique rumo à final merece um lugar na história do futebol europeu.

Simone Inzaghi: Na primeira parte, o Inter deu lição de bem defender, colocando grandes dificuldades aos citizens para saírem da primeira zona de pressão. Os italianos foram muito capazes de contrariar o poderio do adversário, e mesmo quando sofreram o golo foram à procura de outro resultado que não a derrota. A falta de eficácia e de uma pontinha de sorte impediram os transalpinos de levarem o jogo até prolongamento.

Arbitragem

Alheio às polémicas dos últimos dias Szymon Marciniak acabou o encontro sem erros com influência no resultado. Ainda assim, demonstrou algumas dificuldades para controlar a reta final da partida.

Leia Também: 'Champions, te quiero'. Manchester City faz história e é campeão europeu

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Tragédia em Espanha. Jovem basquetebolista morre após grave acidente

Basquetebol

Tragédia em Espanha. Jovem basquetebolista morre após grave acidente

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Museu do Caramulo

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas