Presidente do Académico de Viseu sonha com a Europa

O presidente do Académico de Viseu, Mariano Lopez, assumiu hoje que a subida à I Liga e o "grande sonho de ter a equipa nas competições europeias" são alguns dos objetivos do projeto desportivo do clube.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
20/06/2023 15:00 ‧ 20/06/2023 por Lusa

Desporto

II Liga

"Em um ou dos anos devemos estar na I Liga. Se fosse pelos adeptos já lá estaríamos", afirmou Mariano Lopez, que deixou a garantia de que não vai desistir, admitindo que o "grande sonho é ter a equipa do Académico de Viseu nas competições europeias".

Eleito presidente do clube no início de junho, Mariano Lopez lidera desde agosto de 2021 a SAD do clube, cuja maioria do capital social pertence à empresa alemã A HOBRA GmbH & Co. KG, especializada em investimentos desportivos.

Mariano Lopez, que apresentou hoje as grandes linhas do projeto para o futebol do Académico de Viseu, explicou que o investimento tem como objetivo "a subida" à I liga, com uma aposta clara na formação.

"Este é um projeto que começou em 2021 com a compra da maioria da SAD. (...) A primeira temporada não foi o que queríamos, entrámos tarde, em agosto, foi stressante para todos, e o segundo ano foi para consolidar o projeto", afirmou, assumindo que o objetivo do investimento é "a subida [à I Liga]".

Mariano Lopez elencou como grandes apostas a formação, a transformação digital e a remodelação do estádio municipal do Fontelo, de forma a torná-lo "digno do futebol português".

O líder da SAD do Académico de Viseu, equipa que terminou a II liga na quarta posição, referiu que o clube vai ter uma estrutura de formação coordenada por Luís Fonseca, que terá Sérgio Fonseca como treinador de sub-19, e acrescentou que Nuno Braga será o técnico de sub-23, depois de ter trabalho duas épocas do mesmo escalão no Vizela.

Com ligações ao clube alemão Hoffenheim e ao Barra Futebol Clube, de Santa Catarina, no Brasil, Mariano Lopez garantiu que o objetivo do projeto para o Académico de Viseu "é procurar a sustentabilidade", admitindo que "o retorno depende do sucesso desportivo", mas deixando uma garantia: "não vou desistir de subir à I Liga".

Mariano Lopez afirmou que "a mentalidade do interior encaixa muito bem no projeto", destacando o facto da cidade de Viseu ter tudo e da região ter uma economia com grandes empresas, prontas a ajudar o clube.

O presidente do Académico de Viseu, que confirmou a contratação do treinador de futebol Vítor Martins, anunciou que a equipa irá realizar o estágio de pré-época na Alemanha, justificando a escolha: "O alto rendimento consegue-se quando a equipa está fora do seu conforto, estar fora é um desafio".

Mariano Lopez, que também aludiu à responsabilidade social do projeto, anunciou ainda a criação de uma secção de futebol feminino "com dois ou três escalões amadores".

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Ex-Manchester United despista-se a 160 km/h de balão na boca

Inglaterra

Ex-Manchester United despista-se a 160 km/h de balão na boca

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2559
2Benfica2456
3FC Porto2550
4Sp. Braga2550
5Santa Clara2540
6Vitória SC2538
7Casa Pia2536
8Estoril2535
9Famalicão2534
10Rio Ave2529
11Moreirense2528
12Arouca2528
13C.D. Nacional2526
14Gil Vicente2423
15AVS2523
16Estrela2523
17Farense2517
18Boavista2515
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Lando Norris conquista primeira 'pole position' da temporada de Fórmula 1

Fórmula 1

Lando Norris conquista primeira 'pole position' da temporada de Fórmula 1

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas