Seleção de ténis de mesa apostada em honrar legado nos europeus

A seleção portuguesa de ténis de mesa soma três medalhas em Jogos Europeus e em Cracóvia2023 quer honrar esse legado, com João Geraldo a chegar após um Mundial de grande nível e Inês Matos a evoluir na equipa feminina.

Notícia

© Lusa

Lusa
22/06/2023 10:59 ‧ 22/06/2023 por Lusa

Desporto

Ténis de mesa

"Vou com mente aberta em relação a resultados. Sei que recentemente tive um grande resultado no Mundial [chegou aos oitavos de final] e pode haver grandes expectativas por diversas partes, mas, no que toca a mim, quero concentrar-me em jogar bem, no que consigo fazer para melhorar a carreira, construir o meu jogo. Acredito que os resultados serão consequência disso", explica à Lusa o mais bem classificado no ranking mundial entre masculinos, no 37.º posto.

Geraldo, que com Marcos Freitas compete no torneio de singulares masculinos e, depois, se junta a João Monteiro e Tiago Apolónia por equipas, quer "aproveitar o bom momento de forma" que viveu na África do Sul, depois de ter um período menos bom pelo clube, o francês Les Loups d'Angers, devido ao cansaço.

"Após o descanso e com algum trabalho, espero que o meu nível esteja similar ao do Mundial na África do Sul", reforça.

Portugal vai procurar, na Hutnik Arena em Cracóvia, replicar o sucesso que tem logrado nas duas edições anteriores, uma vez que em Baku2015 venceu o ouro por equipas masculinas, de que Geraldo já fazia parte.

Em Minsk2019, Fu Yu venceu a prova de singulares femininas e os homens voltaram ao pódio, mas para o bronze, confirmando a modalidade como um dos principais 'abonos' de Portugal no evento.

O histórico, diz João Geraldo, de 27 anos, não traz necessariamente "pressão", uma vez que o panorama competitivo europeu é diferente de 2015 e de 2019, e por isso "é preciso ter os pés na terra para saber criar objetivos e não querer só sonhar mais alto".

"Sei que o ténis de mesa habituou o país a trazer medalhas europeias, seja em Europeus ou Jogos Europeus, e acredito que temos nível para alcançar mais uma medalha. O objetivo será sempre isso, temos nível para isso", admite.

Algumas seleções, como a Suécia e a França, renovaram-se, enquanto a Alemanha, "uma das mais fortes da Europa", mantém o veterano Dimitrij Ovtcharov nas fileiras, aos 34 anos, após seis medalhas olímpicas conquistadas, um recorde entre masculinos na modalidade.

Este torneio, entretanto, serve para antecipar e preparar o caminho para os Jogos Olímpicos Paris2024, mas é "muito importante para o país", valendo por si, e Geraldo, que viveu 'por fora' Tóquio2020, sem ter jogado, quer cumprir um "sonho de miúdo" de se qualificar, bem como à equipa.

A única vaga olímpica em jogo em Cracóvia2023 é para o vencedor do torneio de pares mistos, ao contrário de anos anteriores.

Com apenas 18 anos, Inês Matos acompanha há já algum tempo as mais experientes Fu Yu e Jieni Shao, que estarão no quadro de singulares e apresentam outro patamar no ranking mundial - Yu é 29.ª e Shao 43.ª, além de participações olímpicas no currículo.

"São os primeiros Jogos Europeus que estou a jogar. Sei bem para o que venho, os objetivos que a minha equipa tem. Vou tentar dar o máximo para conseguir o objetivo", descreve a jovem à Lusa.

Ao lado de Matilde Pinto, ainda mais precoce aos 17 anos, e com quem conseguiu bronze em pares no Euro sub-21 já este ano, compõe a equipa que tentará chegar ao pódio, mas estar ao lado delas, diz Matos, "é um orgulho", que já traz de jogos para Europeus e outras ocasiões.

Depois dos Jogos do Mediterrâneo Oran2022, em que conseguiu o bronze por equipas com Jieni Shao e Matilde Pinto, volta a integrar uma missão portuguesa multidesportiva, desta feita com outro nível, incluindo medalhados olímpicos como Pedro Pichardo, campeão do triplo salto, e o canoísta Fernando Pimenta.

"No outro dia, ao almoço, o Pimenta sentou-se ao meu lado para conversar connosco, e eu fiquei mesmo contente. É um grande privilégio estar com grandes atletas de outras modalidades. (...) Espero que ele não leia isto", assume a jovem, que quer "aprender coisas diferentes de atletas de alto nível".

Os quadros de singulares arrancam na sexta-feira e prosseguem até terça-feira, 27 de junho, com as finais por equipas agendadas para 01 de julho.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Claques do Sporting lançam o mote: "Todos juntos a fazer tremer o chão"

I Liga

Claques do Sporting lançam o mote: "Todos juntos a fazer tremer o chão"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2969
2Benfica2969
3Sp. Braga2960
4FC Porto2959
5Vitória SC2948
6Santa Clara2946
7Famalicão2943
8Casa Pia2940
9Estoril2939
10Moreirense2935
11Rio Ave2932
12C.D. Nacional2932
13Arouca2930
14Gil Vicente2926
15Estrela2926
16AVS2923
17Farense2921
18Boavista2918
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Já é conhecido o Carro Mundial do Ano 2025

Kia

Já é conhecido o Carro Mundial do Ano 2025

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas