"Era nosso objetivo voltar com uma medalha. É a de terceiro lugar [de bronze], conta, e conta para Portugal. Foi um jogo muito apertado, sofremos mas ganhámos", declarou Melissa Gomes, uma das 'estrelas' nacionais ao longo do torneio e autora do penálti decisivo ante a Polónia.
Katarzyna Nowak, com um 'chapéu' à guarda-redes aos três minutos, abriu a contagem, mas Ema Toscano empatou no segundo período, num livre desviado pela areia, aos 22, após Wiktoria Kaczmarek ser expulsa.
Dominika Dewicka fez o 2-1 para as polacas, aos 23, mas Inês Cruz repôs o empate, aos 25, sem que o prolongamento desfizesse a igualdade.
No desempate por grandes penalidades, Portugal venceu por 3-0, com Jamila Marreiros a defender dois remaes, e subiu ao último lugar do pódio num torneio de apenas seis equipas desta modalidade que não integra o programa olímpico.
Para esse penálti decisivo, e após duas defesas de Jamila, estava "muito focada e concentrada", a olhar para "a importância do penálti", após um dia difícil, segundo o selecionador.
"[As polacas] Estão a jogar em casa e muito bem fisicamente. Hoje, tivemos muita inteligência para controlar o jogo e atacar nos momentos certos. Deu certo e estamos de parabéns", analisou Alan Cavalcanti.
Contas feitas, conseguiram uma medalha que não só permite a Portugal igualar os 15 pódios de Minsk2019, o máximo em Jogos Europeus, como "tem de ser um exemplo para o futuro".
"Começámos há pouco e já estamos em grande. É uma medalha importante, vamos ver para o futuro. Esta já está conquistada", declarou.
O selecionador também lembrou o arranque recente desta equipa.
"Se, com tão pouco tempo, estamos a conseguir estes méritos, com mais tempo e trabalho vai ser bem melhor", resumiu Alan Cavalcanti.
É a primeira medalha para a seleção feminina em Jogos Europeus, logo na estreia, enquanto a masculina, que ainda hoje joga também pelo terceiro lugar, conta com dois pódios, um ouro em Minsk2019 e um bronze em Baku2015.
Ainda hoje, a seleção masculina defronta a Espanha em busca do mesmo lugar, o terceiro, nas areias de Tarnów, Polónia.
Portugal soma agora 15 pódios em Cracóvia2023, com os três ouros, as sete pratas e os cinco bronzes já conquistados.
A terceira edição dos Jogos Europeus decorre até domingo em Cracóvia e na região polaca de Malopolska, com 30 modalidades no programa e 48 países participantes, incluindo Portugal, com uma delegação com mais de duas centenas de atletas.
Leia Também: Seleção feminina de futebol de praia conquista bronze nos Jogos Europeus