A seleção nacional de sub-19 goleou a Itália por 5-1, esta quinta-feira, ficando muito perto de garantir o apuramento para o Europeu de sub-19, tendo ainda assumido liderança do grupo A. A confirmação do passaporte para a próxima fase pode acontecer ainda hoje, dependendo do resultado do jogo entre Polónia e Malta.
O conjunto italiano entrou melhor e, com apenas seis minutos de jogo decorridos, abriu o ativo, por intermédio de Lipani, obrigando a uma reação por parte da equipa de Joaquim Milheiro.
Rodrigo Ribeiro, jovem do Sporting, acabou por ser o responsável pelo tento do empate, aos 35 minutos, antecedendo um lance que viria a ser crucial para o desenrolar do encontro, uma vez que a cotovelada de Lipani (marcador do golo) valeu uma expulsão aos 44 minutos.
A jogar em superioridade numérica na segunda parte, Gustavo Sá carimbou o tento da reviravolta aos 57 minutos e viu Gabriel Brás assinar o 3-1 na partida aos 68 minutos.
Já na reta final, o resultado ganhou tons de goleada, primeiro com o golo de Hugo Félix, do Benfica, aos 89 minutos, seguindo-se o 5-1 final de João Gonçalves já em tempo de descontos.
Com este resultado, Portugal assume a liderança do grupo A, com seis pontos, mais três que a Itália, mas só garantirá matematicamente o apuramento se Malta não derrotar a Polónia, ainda esta quinta-feira. Mesmo que Malta iguale Itália na segunda posição, precisaria de golear Portugal com números incomuns para que Portugal, dependendo ainda do jogo entre Itália e Polónia, deixasse de ter o passaporte na mão.
[Notícia atualizada às 19h26]
Leia Também: "Euro sub-19? Portugal, Itália e Espanha são os candidatos mais fortes"