Liga garante que processo de licenciamento "é totalmente transparente"

O processo de licenciamento dos clubes é "totalmente transparente", disse hoje à Lusa fonte oficial da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), após uma providência cautelar interposta pelo Marítimo no Tribunal Arbitral do Desporto (TAD).

Notícia

© Global Imagens

Lusa
10/07/2023 18:43 ‧ 10/07/2023 por Lusa

Desporto

Liga Portugal

"O processo de licenciamento é totalmente transparente e todos os clubes que assim o entendam têm a oportunidade de consultar os processos de candidatura. A Liga Portugal não faz comentários quanto às intenções de qualquer clube relativamente a este processo", afirmou fonte oficial da Liga, contactada pela agência Lusa.

O TAD publicou hoje o pedido de providência cautelar por parte do Marítimo contra LPFP, estando em causa o licenciamento do recém-promovido Estrela da Amadora para a época 2023/24, um pedido que deu entrada na passada sexta-feira.

Na base do pedido, os insulares defendem que o capital social do Estrela da Amadora, formação que derrotou os madeirenses no play-off de acesso à I Liga e os relegou para o segundo escalão, não cumpre os requisitos do regime jurídico das Sociedades Desportivas.

De acordo com o esclarecimento prestado pelo organismo que tutela o futebol profissional, "todos os processos de candidatura foram analisados e validados por uma Comissão de Auditoria, criada por imposição legal decorrente da Portaria 50/2013, de 13 de Fevereiro, que valida os pressupostos de licenciamento técnico de forma totalmente autónoma e independente".

"A mesma é composta por técnicos altamente qualificados nomeados não apenas pela Liga Portugal, mas também pela Federação Portuguesa de Futebol, pelo Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol e pela Associação Nacional de Treinadores de Futebol, cabendo apenas à Liga Portugal dar deferimento a esse parecer", adiantou a mesma fonte.

Com esta ação, o emblema madeirense procura impedir a presença do Estrela da Amadora nas competições profissionais, mesmo depois de os 'tricolores' terem sido licenciados pela LPFP, que incluiu o clube agora promovido ao principal escalão nos sorteios da I Liga e da Taça da Liga.

O primeiro jogo oficial previsto do Estrela da Amadora é no terreno do Portimonense, no dia 23 de julho, para a primeira fase da Taça da Liga, sendo que, na jornada inaugural do campeonato, prevista para o fim de semana de 12 e 13 de agosto, o clube lisboeta recebe o Vitória de Guimarães.

O Marítimo estreia-se na Taça da Liga em 22 de julho, em Vizela, antes de iniciar a II Liga na casa do rival Nacional.

O novo regime jurídico das Sociedades Desportivas foi aprovado pelo Governo, em janeiro último, e, mais recentemente, em junho, pela Assembleia da República.

Leia Também: Marítimo avança com providência cautelar contra Liga por causa do Estrela

Leia Também: SAD do Estrela diz que está devidamente licenciada para disputar I Liga

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Francisco J. Marques 'arrasa' FC Porto: "Nem no futebol amador..."

FC Porto

Francisco J. Marques 'arrasa' FC Porto: "Nem no futebol amador..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1844
2Benfica1841
3FC Porto1840
4Sp. Braga1834
5Santa Clara1831
6Casa Pia1827
7Vitória SC1826
8Moreirense1823
9Gil Vicente1822
10Estoril1821
11Famalicão1820
12Rio Ave1820
13C.D. Nacional1819
14Estrela1816
15Arouca1816
16Farense1815
17AVS1815
18Boavista1812
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Ferrari F355 de Schumacher 'perdeu' motor. Mistério continua por resolver

Ferrari

Ferrari F355 de Schumacher 'perdeu' motor. Mistério continua por resolver

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas