O Arsenal terminou, este domingo, com o domínio do Manchester City nos títulos internos ingleses e conquistou a Supertaça. Num jogo em que o aprendiz Mikel Arteta se 'vingou' do mestre Pep Guardiola, de quem foi adjunto durante largos anos, os gunners venceram nas grandes penalidades, depois de um empate (1-1) no tempo regulamentar.
Num Estádio de Wembley a rebentar pelas costuras naquele que é o primeiro jogo oficial da temporada em Inglaterra, citizens e gunners proporcionaram um belo espetáculo, à semelhança do que tinha acontecido nos duelos entre as duas equipas na época transata.
Ainda que não na rotação máxima que se espera, o conjunto liderado por Pep Guardiola, que contou com Bernardo Silva e Rúben Dias no onze e sem Cancelo, entrou a dominar a posse, mas foi o Arsenal que conseguiu tomar conta das rédeas do encontro nesta etapa inicial, com as melhores ocasiões a pertencerem aos homens de Arteta.
Destaque para duas grandes defesas de Stefan Ortega, que 'roubou' o lugar no onze a Ederson, a remates de Havertz (24' e 39'), reforço dos gunners neste verão. Em sentido contrário, Erling Haaland, principal referência ofensiva dos citizens, esteve um pouco desaparecido.
Já no segundo tempo, o Manchester City deixou o primeiro aviso com um cabeceamento de Stones que Ramsdale defendeu por instinto. Descontente com a prestação dos seus homens da frente, Guardiola tentou desbloquear o jogo com a entradas de Phil Foden, Cole Palmer e De Bruyne. E a verdade é que a máquina dos citezens avançaria mesmo por funcionar aos 77 minutos.
Lançado aos 64 minutos para o lugar de Erling Haaland, o jovem Cole Palmer aproveitou o muito espaço que lhe foi dado por Tierney e abriu a contagem com um remate em arco para um golo fantástico. O extremo, de 21 anos, tornou-se no jogador mais novo de sempre a marcar na Supertaça inglesa.
Em vantagem no marcador, o Manchester City esteve muito perto de ampliar a contagem. Aos 82 minutos, e na cara de Ramsdale, Foden atirou para defesa do guardião dos gunners. De seguida, e após um canto de De Bruyne, Rodri cabeceou ao primeiro poste para defesa de Ramsdale.
Até ao apito final, o Arsenal não desistiu de ir à procura do golo que levasse a partida para as grandes penalidades. E a verdade é que os gunners chegaram ao empate nos descontos. Trossard tentou um remate à entrada da área, a bola desviou em Akanji e traiu Ortega. O jogo seguiu para os castigos máximos.
Neste desempate, brilhou Ramsdale. O guarda-redes inglês defendeu o remate de Rodri e ainda viu De Bruyne atirar à trave. Do lado dos gunners, os penáltis estavam bem treinados e ninguém falhou. Fábio Vieira, que tinha sido lançado nos minutos finais, bateu com classe e entregou a 17.ª Supertaça inglesa do palmarés ao Arsenal.
Leia Também: Guardiola 'risca' Cancelo para a Supertaça de Inglaterra