Benfica-FC Porto: Duelo de gigantes numa balança numérica desequilibrada

A Supertaça Cândido de Oliveira disputa-se no Estádio Municipal de Aveiro.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
09/08/2023 08:00 ‧ 09/08/2023 por Notícias ao Minuto

Desporto

Antevisão

Benfica e FC Porto dão, esta quarta-feira, a partir das 20h45, no Estádio Municipal de Aveiro, o arranque oficial da época desportiva em Portugal, com a Supertaça Cândido de Oliveira.

O vigente campeão nacional, que já ganhou a competição por 8 ocasiões, vai para a sua 22º participação na competição, enquanto o detentor da Taça de Portugal, que já ganhou a competição por 19 vezes, disputa a prova pela 33º vez.

No histórico de confrontos entre águias e dragões, com 252 embates já disputados, nota para as 101 vitórias do FC Porto, contra os 89 triunfos da equipa de Roger Schmidt. Para a Supertaça Cândido de Oliveira registaram-se 26 jogos entre as duas equipas, com 14 vitórias para FC Porto, 7 empates e 5 vitórias para o Benfica.

Treinadores em discurso direto

Roger Schmidt

Arbitragem de Luís Godinho:  "Como sempre, é um grande jogo. Nos grandes jogos, só se controla a qualidade dos jogadores e o mesmo se aplica aos árbitros. É sempre difícil para os árbitros gerirem estes jogos. Ele é o árbitro da Supertaça, já mostrou na época passada que é um bom árbitro e vai tentar fazer o melhor possível. Claro que cabe às duas equipas fazerem um jogo justo."

Tentou impedir a saída de Ramos antes da Supertaça? "Não, porque a situação era muito clara. Estavam a negociar  a transferência, e se o jogador quer sair temos de aceitar e focar nos jogadores que temos. Para mim, a ideia não era mantê-lo até à Supertaça. Não faz sentido. Eu acredito nos meus jogadores e acho que não é bom jogar com um jogador que saiba que vai sair. É melhor jogar com alguém que veja o seu futuro no Benfica."

Preparação para o encontro: "Temos de estar preparados. É o primeiro jogo oficial, a pré-época acabou, a época começa com a chance de ganhar um troféu, vamos dar o nosso melhor para ganhar amanhã, sabemos que é sempre difícil jogar contra o FC Porto, é uma equipa muito boa. Estamos muito preparados, e prontos para mostrar em campo aquilo que preparamos na pré-época. Temos todas as chances para ganhar amanhã."

Sérgio Conceição

Melhor começar a época com um Clássico: Gostamos sempre de grandes jogos, e um grande jogo pode ser contra o Tondela ou o Benfica. É uma final, as equipas passaram por um percurso meritório para disputarem um título. É bom defrontar qualquer adversário, desde que estejamos lá, no momento decisivo.

Benfica com medo do FC Porto:  Todo o passado não conta para o jogo de amanhã. É um jogo diferente, com uma história e uma vida diferente. Cabe-nos levar o jogo para onde nos sentimos confortáveis para poder ganhar. Não acredito em jogos psicológicos ou em mais ou menos receio. Isso não existe. Com jogadores tão experientes e um clube tão grande como o que vamos defrontar, não acredito nisso. Muitas vezes, temos sido superiores porque trabalhamos muito, somos muito dedicados na preparação, temos uma ambição muito grande... Convoco toda a gente para que amanhã sejam o 12.º jogador, como têm sido sempre. Esperamos um jogo muito difícil, contra um rival de grandíssima capacidade e qualidade, que é o campeão nacional. Isto não é música para embalar, como vi escrito esta semana. Não nos embalam, porque sabemos o que querem dizer. É, sim, uma realidade. Estão a defrontar-se os dois clubes com mais títulos nacionais e internacionais, e espero que seja um grande Clássico. Que ganhe o FC Porto, mas, para isso, tem de trabalhar muito.

Balanço do mercado do FC Porto: Não faço balanços, não é momento para isso. Há coisas mais importantes para falar. Sobre a permanência de praticamente todo o plantel, obviamente, fico contente com isso. É uma mais-valia e custa dinheiro ao clube, temos de o dizer. Daí tirar o chapéu ao esforço que, por vezes, não é visível para as pessoas. Muitas vezes, a minha felicidade tem a ver com a permanência dos jogadores. O clube faz um esforço grande para os manter, e há que realçar o esforço do presidente. É muito importante, até porque existem rotinas. Ao nível do ambiente do balneário, havendo poucas mexidas é sempre benéfico.

Últimos onzes

Benfica: Vlachodimos, Bah, António Silva, Otamendi, Jurásek, Aursnes, Kökçü, Di María, João Mário, Rafa e Gonçalo Ramos.

FC Porto: Cláudio Ramos; Pepê, Pepe, Marcano e Zaidu; Otávio, Eustáquio, Grujic e Galeno; Taremi e Toni Martínez.

Últimos resultados

Benfica: D-D-V-V-V

FC Porto: E-D-V-V-V

Ausências

Benfica: -

FC Porto: -

Leia Também: Pepe desvaloriza saída de Gonçalo Ramos: "Só jogam 11 contra 11"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Man. United destaca números de Bruno Fernandes: "Magnífico"

Inglaterra

Man. United destaca números de Bruno Fernandes: "Magnífico"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os pequenos carros mais icónicos do mundo

Autocar

Os pequenos carros mais icónicos do mundo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas