Benfica e FC Porto dão, esta quarta-feira, a partir das 20h45, no Estádio Municipal de Aveiro, o arranque oficial da época desportiva em Portugal, com a Supertaça Cândido de Oliveira.
O vigente campeão nacional, que já ganhou a competição por 8 ocasiões, vai para a sua 22º participação na competição, enquanto o detentor da Taça de Portugal, que já ganhou a competição por 19 vezes, disputa a prova pela 33º vez.
No histórico de confrontos entre águias e dragões, com 252 embates já disputados, nota para as 101 vitórias do FC Porto, contra os 89 triunfos da equipa de Roger Schmidt. Para a Supertaça Cândido de Oliveira registaram-se 26 jogos entre as duas equipas, com 14 vitórias para FC Porto, 7 empates e 5 vitórias para o Benfica.
Treinadores em discurso direto
Roger Schmidt
Arbitragem de Luís Godinho: "Como sempre, é um grande jogo. Nos grandes jogos, só se controla a qualidade dos jogadores e o mesmo se aplica aos árbitros. É sempre difícil para os árbitros gerirem estes jogos. Ele é o árbitro da Supertaça, já mostrou na época passada que é um bom árbitro e vai tentar fazer o melhor possível. Claro que cabe às duas equipas fazerem um jogo justo."
Tentou impedir a saída de Ramos antes da Supertaça? "Não, porque a situação era muito clara. Estavam a negociar a transferência, e se o jogador quer sair temos de aceitar e focar nos jogadores que temos. Para mim, a ideia não era mantê-lo até à Supertaça. Não faz sentido. Eu acredito nos meus jogadores e acho que não é bom jogar com um jogador que saiba que vai sair. É melhor jogar com alguém que veja o seu futuro no Benfica."
Preparação para o encontro: "Temos de estar preparados. É o primeiro jogo oficial, a pré-época acabou, a época começa com a chance de ganhar um troféu, vamos dar o nosso melhor para ganhar amanhã, sabemos que é sempre difícil jogar contra o FC Porto, é uma equipa muito boa. Estamos muito preparados, e prontos para mostrar em campo aquilo que preparamos na pré-época. Temos todas as chances para ganhar amanhã."
Sérgio Conceição
Melhor começar a época com um Clássico: Gostamos sempre de grandes jogos, e um grande jogo pode ser contra o Tondela ou o Benfica. É uma final, as equipas passaram por um percurso meritório para disputarem um título. É bom defrontar qualquer adversário, desde que estejamos lá, no momento decisivo.
Benfica com medo do FC Porto: Todo o passado não conta para o jogo de amanhã. É um jogo diferente, com uma história e uma vida diferente. Cabe-nos levar o jogo para onde nos sentimos confortáveis para poder ganhar. Não acredito em jogos psicológicos ou em mais ou menos receio. Isso não existe. Com jogadores tão experientes e um clube tão grande como o que vamos defrontar, não acredito nisso. Muitas vezes, temos sido superiores porque trabalhamos muito, somos muito dedicados na preparação, temos uma ambição muito grande... Convoco toda a gente para que amanhã sejam o 12.º jogador, como têm sido sempre. Esperamos um jogo muito difícil, contra um rival de grandíssima capacidade e qualidade, que é o campeão nacional. Isto não é música para embalar, como vi escrito esta semana. Não nos embalam, porque sabemos o que querem dizer. É, sim, uma realidade. Estão a defrontar-se os dois clubes com mais títulos nacionais e internacionais, e espero que seja um grande Clássico. Que ganhe o FC Porto, mas, para isso, tem de trabalhar muito.
Balanço do mercado do FC Porto: Não faço balanços, não é momento para isso. Há coisas mais importantes para falar. Sobre a permanência de praticamente todo o plantel, obviamente, fico contente com isso. É uma mais-valia e custa dinheiro ao clube, temos de o dizer. Daí tirar o chapéu ao esforço que, por vezes, não é visível para as pessoas. Muitas vezes, a minha felicidade tem a ver com a permanência dos jogadores. O clube faz um esforço grande para os manter, e há que realçar o esforço do presidente. É muito importante, até porque existem rotinas. Ao nível do ambiente do balneário, havendo poucas mexidas é sempre benéfico.
Últimos onzes
Benfica: Vlachodimos, Bah, António Silva, Otamendi, Jurásek, Aursnes, Kökçü, Di María, João Mário, Rafa e Gonçalo Ramos.
FC Porto: Cláudio Ramos; Pepê, Pepe, Marcano e Zaidu; Otávio, Eustáquio, Grujic e Galeno; Taremi e Toni Martínez.
Últimos resultados
Benfica: D-D-V-V-V
FC Porto: E-D-V-V-V
Ausências
Benfica: -
FC Porto: -
Leia Também: Pepe desvaloriza saída de Gonçalo Ramos: "Só jogam 11 contra 11"