O Sporting de Braga caiu aos pés do Famalicão (1-2), esta sexta-feira, no arranque da I Liga, protagonizando uma surpresa na Pedreira, três dias depois de ter vencido o Backa Topola (3-0) no caminho para os playoffs da Liga dos Campeões.
Os bracarenses não podiam ter pedido uma melhor entrada na partida e, ainda dentro dos primeiros dez minutos de jogo, acabaram mesmo por provocar motivos de festejo na Pedreira. Na cobrança de um livre direto, Ricardo Horta tentou a sua sorte e rubricou um golaço na jornada inaugural da I Liga.
Os famalicenses tentaram responder imediatamente e Dobre até ficou perto do empate, mas também Bruma ficou perto de festejar ao ver o seu remate bater na trave da baliza de Júnior Reis.
Até ao intervalo, Francisco Moura ameaçou faturar contra a ex-equipa, mas as equipas seguiriam mesmo para o descanso com uma vantagem mínima por parte dos bracarenses.
A equipa de João Pedro Sousa surgiu mais atrevida no segundo tempo e, depois de ameaçar o golo, acabou mesmo por chegar ao empate, através de Afonso Rodrigues, com um golaço de fora da área a 'gelar' a Pedreira, aos 67 minutos, precisamente a meio da segunda metade do encontro.
Ricardo Horta foi o autor da revolta dos bracarenses e ameaçou colocar a sua equipa a vencer, mas foi 'sol de pouca dura', uma vez que o apoio dos cerca de 19 mil adeptos não foi suficiente para que o conjunto de Artur Jorge 'tremesse' na reta final, com várias oportunidades por parte do conjunto orientado por João Pedro Sousa.
As várias ameaças acabaram mesmo por conduzir o Famalicão ao golo, já em tempo de descontos, num belo remate de Aranda aos 90+5', após passe de Riccieli, já depois de momentos de tensão entre adeptos nas bancadas, com a polícia a deter um adepto.
Com 12 minutos de compensação, o Sporting de Braga não foi capaz de evitar a surpresa no arranque da I Liga e viu o Famalicão triunfar no dérbi minhoto, somando também os primeiros três pontos.
Momento do jogo: Inevitavelmente, o golo de Aranda aos 90+5', num belo remate que ditou a reviravolta do Famalicão e deixou o Sporting de Braga 'congelado'.
Onzes
Sp. Braga: Matheus; Borja, Serdar, Paulo Oliveira, Victor Goméz; Vítor Carvalho, Al Musrati, André Horta, Bruma, Ricardo Horta; Abel Ruiz
Famalicão: Júnior Reis; Francisco Moura, Riccieli, Otávio, Aguirregabiria; Gustavo Assunção, Zaydou Youssouf; Pablo, Liimatta, Dobre; Jhonder Cádiz
Antevisão
Dois dias após o arranque oficial da temporada desportiva em Portugal, com a Supertaça conquistada pelo Benfica diante do FC Porto, é tempo de dar início ao campeonato português, com um entusiasmante duelo entre Sporting de Braga e Famalicão esta sexta-feira.
O emblema da Pedreira disputará o dérbi minhoto a meio de uma eliminatória europeia, numa altura em que se encontra com uma vantagem confortável sobre o Backa Topola (3-0) a caminho do playoff da Liga dos Campeões, mas está focado em arrancar a I Liga da melhor maneira.
Já o conjunto famalicense, que rubricou uma recuperação interessante na temporada passada desde o regresso de João Pedro Sousa, tentará surpreender aquele que foi o terceiro classificado da época transata.
O jogo tem pontapé de saída agendado para as 20h15 (horário de Portugal Continental), com arbitragem de Fábio Veríssimo, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Rony Lopes com estreia à vista. Extremo nos eleitos do Sporting de Braga