Um início fulgurante do Sporting, mas uma segunda parte dantesca da defensiva leonina, culminou numa vitória nos descontos, por 3-2, na estreia dos leões no campeonato, neste sábado, após uma entrada diabólica de Viktor Gyokeres em jogo. O sueco marcou dois golos em dois minutos, aos 14' e 15', diante do Vizela, no Estádio de Alvalade. Uma estreia para recordar do avançado, que quer confirmar o porquê de ser o mais caro da história do Sporting.
Os leões apresentaram-se no habitual 3-4-3 de Rúben Amorim, com Geny Catamo pela direita, uma novidade, e Matheus reis na ala esquerda. Daniel Bragança jogou a titular após uma época em que foi bastante afetado pelas lesões.
A primeira tentativa foi de Geny Catamo, uma das surpresas do onze neste primeiro encontro do Sporting. Veio pela direita e atirou contra um adversário. Buntic evitou o primeiro golo aos 4 minutos apos um livre indireto, do lado esuqerdo. Poucos minutos depois, mais uma oportunidade vinda de uma bola parada, desta vez um canto. Buntic agarrou de novo a bola antes de um desvio providencial de Inácio.
Pouco depois, começou o 'show' Gyokeres. Aos 14 minutos marcou o primeiro numa bela jogada individual, ao libertar-se de dois adversários com uma simulação de remate. Depois, chutou cruzado para o poste mais distante, assinando o primeiro golo da conta pessoal.
O segundo veio logo um minuto depois. Mais uma vez, o sueco não precisou da ajuda dos companheiros para marcar. Livrou-se de três defesas com um movimento e rematou rasteiro e colocado, longe do alcance de Buntic.
No final da primeira parte, Daniel Bragança falhou um 'golo cantado' ao segundo poste, depois de uma assistência primorosa de Gyokeres. O sueco não é bom apenas a finalizar. A melhor oportunidade do Vizela veio nos descontos da primeira parte. Um cruzamento venenoso para o segundo poste, faltou uma finalização melhor de Kiko Bondoso.
Ao intervalo, a única novidade foi a entrada de Marcus Edwards para a saída de Daniel Bragança. Logo aos 55 minutos, saída também de Ricardo Esgaio para o lugar de Geny Catamo. O Sporting começou a carburar mais lento no início da segunda parte mas o Vizela era incapaz de criar perigo.
Mais substituições se seguiram, com destaque para uma ovação dos adeptos a Paulinho (que rejeitou ofertas da Arábia Saudita para ficar no Sporting). Entrou também o jovem Afonso Moreira, para o lado esquerdo, ele que deixou excelentes indicações durante a pré-temporada.
E depois veio o 'balde água fria', António Adán facilitou no primeiro golo sofrido pelo Sporting, aos 76', que Essende soube aproveitar devidamente, e depois no minuto seguinte, Nuno Moreira a silenciar Alvalade com o golo do empate. 2-2, na jornada inaugural do campeonato.
Já nos descontos, veio o golo da salvação! Paulinho encontrou espaço dentro da área adversária e atirou a contar. Golo do avançado que tinha sido ovacionado ao entrar. Chuveirinho para dentro da área, com Paulinho a desviar um cabeceamento de Coates. Resultado final, 3-2 para o Sporting, numa vitória arrancada a ferros.
Momento do jogo:
O erro de Antonio Adán, ao ficar a meio de uma intervenção, deixou a baliza à mercê de Essende, que atirou a contar aos 76' minutos. Logo na jogada seguinte, o Vizela marcou o segundo. O erro do guardião deitou tudo a perder, mas Paulinho soube redimir a equipa.
Onzes
Sporting: Adán; Geny, Coates, Gonçalo Inácio, Diomande, Matheus Reis; Morita, Daniel Bragança; Pedro Gonçalves, Trincão e Gyokeres.
Vizela: Buntic; Tomás Silva, Bruno Wilson, Anderson, Matheus Pereira; Bustamante, Diogo Nascimento, Samu; Kiko Bondoso, Nuno Moreira e Samuel Essende.
Antevisão:
Aproxima-se a estreia do Sporting na I Liga, na época 2023/24. O primeiro encontro da equipa orientada por Rúben Amorim joga-se no Estádio de Alvalade, às 20h30, diante do Vizela. A arbitragem está encarregue de Fábio Melo e a videoarbitragem é de André Narciso. Houve uma troca entre os dois juízes nesta sexta-feira, já que o último sofreu uma lesão.
Este será o primeiro jogo oficial dos leões nesta temporada, já o Vizela jogou duas vezes para a Taça da Liga, com uma vitória e uma derrota inesperada frente ao AVS SAD.
O maior alvo da curiosidade dos adeptos sportinguistas será Viktor Gyokeres, o reforço mais caro da história leonina (custou 20 milhões de euros, no imediato), sendo que o sueco é também o único reforço oficializado pelo Sporting. O dinamarquês Morten Hjulmand deverá ser apresentado em breve, mas ainda não conta para esta partida.
Já o Vizela apresenta-se com algumas caras novas - João Escoval, Unzueta ou Matías Lacava são reforços que já foram utilizados no onze de Pablo Villar, também ele o novo técnico do clube nortenho, na sua primeira experiência em Portugal.
Leia Também: Sporting-Vizela: O "novo ciclo" dos leões? Amorim diz que é "candidato"