Regressou oficialmente o futebol 'espetáculo' da Premier League. Dois 'crónicos candidatos' ao título defrontaram-se, neste domingo, em Stamford Bridge. Chelsea e Liverpool fizeram um jogo equilibrado, que acabou empatado a uma bola.
Diogo Jota começou na frente com Cody Gakpo e Mohamed Salah ao seu lado. Alguns jogadores que passaram em Portugal foram titulares - Enzo Fernandez do lado do Chelsea, Luis Díaz do lado do Liverpool.
O Chelsea apresentou-se com uma nova cara nesta época, com as estreias de Disasi, Sanchez, Colwill e Jackson. Reece James é o novo capitão, enquanto Van Dijk, do Liverpool, também se estreou como capitão principal do clube.
Antes do início da partida. Houve um minuto de silêncio para lembrar Josh Hollins, ex-treinador e jogador do Chelsea que faleceu a 14 de junho deste ano, aos 76 anos.
O jogo começou com ascendente do Liverpool. Diogo Jota teve a primeira tentativa de golo, mas o seu cabeceamento saiu muito ao lado. Primeira oportunidade de real perigo pertenceu mesmo ao Liverpool, com Salah a acertar na trave. Do lado do Chelsea, Sterling e Reece James ligavam bem no corredor direito.
O golo inaugural chegou aos 18 minutos, com Mohamed Salah a encontrar Luis Diaz, ex-FC Porto, que marcou na pequena área do Chelsea. Grande cruzamento do egípcio, com o colombiano a marcar de pé esquerdo em esforço. O segundo golo do Liverpool foi anulado por fora de jogo, à passagem da meia hora de jogo. Mohamed Salah podia ter marcado, mas havia um fora de jogo na jogada. Esteve bem o videoárbitro.
O 1-1 chegou aos 37 minutos. Golo às três tabelas do Chelsea - Disasi marca através de um remate oprortuno dentro da área, na sequência de um canto. Aproveitou bem um cabeceamento de Chilwell para dentro da área.
O Chelsea quase podia ter feito a reviravolta em apenas um minuto, com Chilwell a marcar, mas em posição de fora de jogo. Bela desmarcação do internacional inglês. Jackson ainda podia ter marcado no final da primeira parte, em mais uma boa jogada do lado direito, mas rematou ao lado. O Chelsea acabou a primeira parte com mais posse de bola, mas houve o mesmo número de remates para os dois lados.
A equipa da casa entrou melhor para a segunda parte e manteve o domínio da posse de bola durante largos minutos. Obrigou o Liverpool a defender perto da baliza e estava a reagir bem à perda da posse de bola. Jurgen Klopp leu bem as dificuldades da sua equipa e mexeu com algumas substituições. Fez entrar Darwin Nuñez por Diogo Jota e Curtis Jones no lugar de Cody Gakpo.
Até final, destaque para uma oportunidade perdida de Darwin Nuñez, a dois minutos do final dos noventa, por uma receção mal medida. Contas feitas, empate a uma bola em Stamford Bridge, no primeiro 'clássico' da época na Premier League.
Momento do jogo:
A jogada do primeiro golo do jogo, a favor do Liverpool, foi primorosa. O lançamento longo de MacAllister para Salah, na ala direita, foi bem medido e a receção do egípcio irrepreensível. Salah cruzou e Diaz encostou para o golo. Belo desenho ofensivo dos visitantes.
Onzes:
Chelsea: Robert Sanchez, Axel Disasi, Levi Colwill, Reece James, Enzo, Conor Gallagher, Carney, Ben Chilwell, Raheem Sterling, Nicolas Jackson
Your Chelsea side today! @ParimatchUK | #CheLiv pic.twitter.com/hv2FCeaUTD
— Chelsea FC (@ChelseaFC) August 13, 2023
Liverpool: Alisson, Alexander-Arnold, Konate, Van Dijk, Robertson, MacAllister, Szoboszlai, Gakpo, Diaz.
Your first Reds line-up of the 2023/24 @PremierLeague season #CHELIV
— Liverpool FC (@LFC) August 13, 2023
Antevisão:
Dois 'crónicos candidatos' ao título da Premier League têm o primeiro 'teste de fogo' desta temporada, logo na jornada inaugural. Chelsea e Liverpool defrontam-se em Stamford Bridge, a partir das 16h30, neste domingo. A arbitragem está a cargo de Anthony Taylor, um dos mais experientes árbitros da Liga Inglesa.
É o jogo da estreia no campeonato para as duas equipas, após campanhas menos conseguidas na época transata - o Chelsea ficou de fora das competições europeias, já o Liverpool não alcançou apenas o quinto lugar na liga.
O Chelsea tem um novo treinador - Mauricio Pocchettino - e vários novos jogadores para atacar esta temporada, mas está limitado nesta primeira jornada por uma série de lesões - Armando Broja, Nkunku, Chalobah e Fofana são baixas certas.
Já o Liverpool continua com Jurgen Klopp aos comandos da equipa principal, tendo um verão marcado por várias saídas importantes. Entraram os médios MacAllister e Szoboszlai, deixaram o clube Henderson, Roberto Firmino, Milner, Fabinho e Naby Keita.
Leia Também: De Zerbi visa Chelsea e Liverpool: "Levam Caicedo, mas não a nossa alma"
Leia Também: Liverpool paga fortuna por Caicedo e Klopp 'morde a língua': "Tudo mudou"