O Benfica inicia, esta segunda-feira, a defesa do título de campeão nacional com uma visita ao reduto do Boavista. Após Sporting e Sporting de Braga terem já entrado em ação na ronda inaugural desta nova edição do campeonato, será a vez das águias de entrarem em campo, menos de um semana depois de terem conquistado a Supertaça frente aos dragões.
O Bessa é sempre um palco complicado para qualquer equipa e o Benfica não é exceção, pese embora na última época o triunfo das águias até tenha sido folgado. Ainda assim, Roger Schmidt espera dificuldades e fez questão de lembrar que o Famalicão surpreendeu o Sp. Braga logo no primeiro jogo oficial desta Liga 2023/24.
Do outro lado está um Boavista motivado e à espera de enfrentar um Benfica com um velho conhecido na frente de ataque. Petit garantiu mesmo que os axadrezados estão precavidos para as dinâmicas reveladas pelo Benfica no segundo tempo da Supertaça.
O árbitro escolhido para dirigir o encontro é António Nobre e o apito inicial no Bessa está agendado para as 20h45 desta segunda-feira.
Treinadores em discurso direto
Petit
O que espera do adversário: "Estou mais preparado para o Benfica da segunda parte, com a entrada do [Petar] Musa como referência na frente. Estamos preparados para esse Benfica, que tem uma ou outra nuance [diferente] da época passada para esta. João Neves e Orkun Kökçü têm feito um duplo pivô no meio-campo, o Ángel Di María vem muito do corredor [direito] para dentro, existe a dúvida sobre se joga Fredrik Aursnes ou João Mário [na esquerda] e, depois, há Rafa e Musa na frente. Trabalhámos muito sobre estas ideias da equipa adversária, mas olhando para aquilo que podemos fazer."
Boavista impedido de contratar: "Só podemos controlar aquilo que podemos fazer, que é o nosso trabalho. Os jogadores têm sido excecionais durante estas cinco ou seis semanas em que temos estado juntos, porque se têm aplicado no dia a dia. Eles sabem da realidade [financeira], mas tentamos com que melhorem todos os dias para serem mais fortes. Cabe-nos continuar o processo de treino para entrarmos bem e darmos uma boa resposta na primeira jornada."
Roger Schmidt
Deslocação difícil: "Depois da Supertaça, temos este jogo difícil contra o Boavista. Será um jogo completamente diferente do que foi contra o FC Porto. Preparámos muito bem este teste contra o Boavista e estamos preparados para ele. Os jogadores estão muito focados e contentes por voltar a disputar o campeonato."
Adivinha-se época complicada: "De uma época para a outra as coisas mudam. Temos de estar no pico das nossas aptidões e depois tudo vai depender dos resultados. Como disse, já quarta-feira depois da Supertaça, vai ser uma época muito difícil e diferente da anterior. Há muitas boas equipas, com muita qualidade e muitos bons treinadores. Vão existir altos e baixos, como é normal. Para sermos campeões temos de ser consistentes. Há muita qualidade na I Liga”.
Últimos resultados
Boavista: E
Benfica: V
Últimos onzes
Boavista: João Gonçalves, Chidozie Awaziem, Rodrigo Abascal, Filipe Ferreira, Pedro Malheiro, Sebastián Pérez, Bruno Lourenço, Miguel Reisinho, Gaius Makouta, Róbert Bozeník, Salvador Agra.
Benfica: Odysseas Vlachodimos, Alexander Bah, António Silva, Nicolás Otamendi, Mihailo Ristic, Orkun Kokçu, João Neves, Ángel Di María, João Mário, Fredrik Aursnes, Rafa Silva.
Ausentes
Boavista: César (lesão).
Benfica: -