O Rio Ave entrou da melhor maneira possível na nova temporada da I Liga, ao receber e vencer o Desportivo de Chaves, por 2-0, naquela que foi uma estreia como há muito não se via. Os números não deixam, de resto, margem para dúvidas.
Os vilacondenses já não sabiam o que era arrancar com o 'pé direito' no principal escalão do futebol nacional desde 2017/18, quando bateram o Belenenses, no Restelo, por 0-1. Aliás, é preciso recuar até 2014/15, quando derrotaram o Vitória FC, no estádio dos Arcos, por 2-0, para encontrar a última vez em que marcaram mais de um golo.
Mas há mais. A equipa orientada por Luís Freire foi aquela que somou mais remates, na primeira ronda. Ao todo, foram 21. O único conjunto que se conseguiu aproximar deste registo foi o Sporting, que chegou aos 19 'tiros', no 'suado' triunfo sobre o Vizela, por 3-2.
O Rio Ave foi, ainda, a equipa que mais posse de bola garantiu durante os 90 minutos, com uma 'arrasadora' percentagem de 69%. Neste capítulo, o concorrente mais direto foi o FC Porto, que chegou aos 61%, na também complicada vitória sobre o Moreirense, por 1-2.
Na próxima jornada, os vilacondenses terão pela frente um desafio, no mínimo, difícil, uma vez que terá pela frente o Estádio António Coimbra da Mota, um estádio no qual já não vence desde 2017, então, sob as ordens de Miguel Cardoso.
Leia Também: Rio Ave bate Desp. Chaves e estreia-se com vitória em jogo histórico