O primeiro duelo da I Liga no Estádio do Dragão acabou, este domingo, numa vitória sofrida do FC Porto diante do Farense, por 2-1. O golo da vitória só chegou aos 90+9', através de Iván Marcano. Sérgio Conceição bem pode agradecer aos espanhóis do grupo, que estiveram em destaque.
O jogo marcou o 'pós-Otávio' para a equipa principal do FC Porto. Os adeptos fizeram uma bonita homenagem ao médio, que está de partida para a Arábia Saudita.
O Farense mudou apenas o lado direito da equipa, com a inclusão de Pastor e Belloumi. Já Sérgio Conceição (que viu o jogo da bancada) pôs Nico González de início, no primeiro jogo a titular, em vez de Otávio.
O FC Porto começou bem o jogo, com as arrancadas de Zaidu a entusiasmarem os adeptos. Do outro lado, João Mário estava também muito dinâmico. O golo chegou, naturalmente, pouco depois. E com participação do reforço Nico, que recuperou a bola e entregou com rapidez. Toni Martinez recebeu, conduziu para a entrada da área e desferiu um remate indefensável para Ricardo Velho.
Três minutos depois, é pedido penalti a favor do FC Porto. João Mário reclama de um toque de Rui Costa, dentro da área do farense. o VAR considerou que o toque era suficiente para falta.
Nota para uma homenagem emocionante para Otávio, ao minuto 25: o mesmo número que o médio envergava na camisola. Ovação de pé para Otávio, que está de partida, com os adeptos a exibirem faixas de apoio ao jogador. O internacional português reagiu a partir de casa, dizendo "Para sempre Dragão", nas redes sociais.
Aos 38 minutos, Ricardo Velho mostrou que não estava ali somente para assistir à vitória do FC Porto e parou um remate de Toni Martinez que sofreu um ligeiro desvio. Boa defesa do guardião do Farense. Marcano também o testou, pouco depois.
Do outro lado, aos 43', grande pontapé de bicicleta de Zach Muscat. O maltês aproveitou uma bola perdida dentro da área para fazer um remate de belo efeito, que bateu na barra. Diogo Costa estava batido.
O FC Porto perdia ritmo e fulgor à medida que a primeira parte ia finalizando, e o Farense aproveitou. Grande golo de Rui Costa, já nos descontos da primeira parte, que fez uma 'cueca' a Marcano e beneficiou de um desvio nas pernas de Fábio Cardoso para introduzir a bola na baliza de Diogo Costa.
A segunda parte começa com o primeiro de dois vermelhos para elementos da equipa técnica do Farense, ambos por protestos. O segundo chegaria mais à frente. O primeiro lance de perigo da segunda parte pertenceu a Galeno, com um remate espontâneo mas bem colocado, de primeira. Ricardo Velho esticou-se e evitou o golo. Pouco depois, Toni Martinez voltou à carga. Remate numa boa posição, ao segundo poste, mas Ricardo Velho responde muitíssimo bem ao lance.
A parte final do encontro foi um 'carrossel' de oportunidades a favor da equipa da casa. Muito coração, mas pouca cabeça. João Mário atirou à barra aos 65 minutos, de pé esquerdo, Fran Navarro e Toni Martinez viram várias oportunidades serem negadas pelo homem do jogo - Ricardo Velho, o guarda-redes português do Farense.
O golo decisivo chegou aos 90+9', com uma cabeçada certeira de Ivan Marcano, após cruzamento do recém-entrado Gonçalo Borges. Resultado final é 2-1 e uma vitória sofrida do FC Porto sobre o Farense, que se bateu até ao final com uma das equipas mais fortes do campeonato.
Onzes:
FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Fábio Cardoso, Marcano, Zaidu; Eustáquio, Nico; Galeno, Pepê, Taremi e Toni Martínez.
Farense: Ricardo Velho; Pastor, Zach Muscat, Gonçalo Silva, Talocha, Fabrício, Cláudio Falcão, Mattheus Oliveira, Marco Matias, Belloumi e Rui Costa.
Antevisão:
O FC Porto entra em ação neste domingo para o segundo encontro do campeonato, na receção ao Farense, no Estádio do Dragão. É um duelo entre umas das equipas mais fortes da I Liga - 2.ª classificada na época passada - e um recém-promovido. O Farense, orientado por José Mota, ficou em segundo classificado na II Liga, em 2022/23.
Na primeira jornada, o FC Porto ganhou numa deslocação ao Moreirense, na primeira jornada, por 1-2. Já o Farense procura reagir a uma derrota no primeiro duelo da Liga, diante do Casa Pia.
O jogo marca o início da era 'pós-Ótavio' no FC Porto, já que o médio está de fora da lista de convocados para o encontro. Vai assinar pelo Al Nassr, da Arábia Saudita, e juntar-se assim a Ronaldo e Luís Castro.
Leia aqui a antevisão detalhada do jogo, bem como as palavras dos treinadores.
Leia Também: Otávio despede-se do FC Porto e já não joga contra o Farense