'Armada espanhola' encarrega-se de vencer a primeira batalha no Dragão

Vitória sofrida dos portistas no primeiro duelo na casa do FC Porto, a contar para o campeonato.

Notícia

© Getty Images

David Silva
20/08/2023 20:13 ‧ 20/08/2023 por David Silva

Desporto

I Liga

O primeiro duelo da I Liga no Estádio do Dragão acabou, este domingo, numa vitória sofrida do FC Porto diante do Farense, por 2-1. O golo da vitória só chegou aos 90+9', através de Iván Marcano. Sérgio Conceição bem pode agradecer aos espanhóis do grupo, que estiveram em destaque.

O jogo marcou o 'pós-Otávio' para a equipa principal do FC Porto. Os adeptos fizeram uma bonita homenagem ao médio, que está de partida para a Arábia Saudita.

O Farense mudou apenas o lado direito da equipa, com a inclusão de Pastor e Belloumi. Já Sérgio Conceição (que viu o jogo da bancada) pôs Nico González de início, no primeiro jogo a titular, em vez de Otávio. 

O FC Porto começou bem o jogo, com as arrancadas de Zaidu a entusiasmarem os adeptos. Do outro lado, João Mário estava também muito dinâmico. O golo chegou, naturalmente, pouco depois. E com participação do reforço Nico, que recuperou a bola e entregou com rapidez. Toni Martinez recebeu, conduziu para a entrada da área e desferiu um remate indefensável para Ricardo Velho.

Três minutos depois, é pedido penalti a favor do FC Porto. João Mário reclama de um toque de Rui Costa, dentro da área do farense. o VAR considerou que o toque era suficiente para falta. 

Nota para uma homenagem emocionante para Otávio, ao minuto 25:  o mesmo número que o médio envergava na camisola. Ovação de pé para Otávio, que está de partida, com os adeptos a exibirem faixas de apoio ao jogador. O internacional português reagiu a partir de casa, dizendo "Para sempre Dragão", nas redes sociais.

Aos 38 minutos, Ricardo Velho mostrou que não estava ali somente para assistir à vitória do FC Porto e parou um remate de Toni Martinez que sofreu um ligeiro desvio. Boa defesa do guardião do Farense. Marcano também o testou, pouco depois.

Do outro lado, aos 43', grande pontapé de bicicleta de Zach Muscat. O maltês aproveitou uma bola perdida dentro da área para fazer um remate de belo efeito, que bateu na barra. Diogo Costa estava batido.

O FC Porto perdia ritmo e fulgor à medida que a primeira parte ia finalizando, e o Farense aproveitou. Grande golo de Rui Costa, já nos descontos da primeira parte, que fez uma 'cueca' a Marcano e beneficiou de um desvio nas pernas de Fábio Cardoso para introduzir a bola na baliza de Diogo Costa.

A segunda parte começa com o primeiro de dois vermelhos para elementos da equipa técnica do Farense, ambos por protestos. O segundo chegaria mais à frente. O primeiro lance de perigo da segunda parte pertenceu a Galeno, com um remate espontâneo mas bem colocado, de primeira. Ricardo Velho esticou-se e evitou o golo. Pouco depois, Toni Martinez voltou à carga. Remate numa boa posição, ao segundo poste, mas Ricardo Velho responde muitíssimo bem ao lance.

A parte final do encontro foi um 'carrossel' de oportunidades a favor da equipa da casa. Muito coração, mas pouca cabeça. João Mário atirou à barra aos 65 minutos, de pé esquerdo, Fran Navarro e Toni Martinez viram várias oportunidades serem negadas pelo homem do jogo - Ricardo Velho, o guarda-redes português do Farense.

O golo decisivo chegou aos 90+9', com uma cabeçada certeira de Ivan Marcano, após cruzamento do recém-entrado Gonçalo Borges. Resultado final é 2-1 e uma vitória sofrida do FC Porto sobre o Farense, que se bateu até ao final com uma das equipas mais fortes do campeonato.

Onzes:

FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Fábio Cardoso, Marcano, Zaidu; Eustáquio, Nico; Galeno, Pepê, Taremi e Toni Martínez.

Farense: Ricardo Velho; Pastor, Zach Muscat, Gonçalo Silva, Talocha, Fabrício, Cláudio Falcão, Mattheus Oliveira, Marco Matias, Belloumi e Rui Costa.

Antevisão:

O FC Porto entra em ação neste domingo para o segundo encontro do campeonato, na receção ao Farense, no Estádio do Dragão. É um duelo entre umas das equipas mais fortes da I Liga - 2.ª classificada na época passada - e um recém-promovido. O Farense, orientado por José Mota, ficou em segundo classificado na II Liga, em 2022/23.

Na primeira jornada, o FC Porto ganhou numa deslocação ao Moreirense, na primeira jornada, por 1-2. Já o Farense procura reagir a uma derrota no primeiro duelo da Liga, diante do Casa Pia.

O jogo marca o início da era 'pós-Ótavio' no FC Porto, já que o médio está de fora da lista de convocados para o encontro. Vai assinar pelo Al Nassr, da Arábia Saudita, e juntar-se assim a Ronaldo e Luís Castro. 

Leia aqui a antevisão detalhada do jogo, bem como as palavras dos treinadores.

Leia Também: Otávio despede-se do FC Porto e já não joga contra o Farense

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Juve Leo atira-se a Varandas após nulo: "Será que vai demorar..."

Sporting

Juve Leo atira-se a Varandas após nulo: "Será que vai demorar..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Tesla deixa mensagem enigmática sobre táxi autónomo

Tesla

Tesla deixa mensagem enigmática sobre táxi autónomo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas