Amnistia Internacional condena "ato de violência sexual" de Luis Rubiales

Organização não governamental sai em defesa de Jenni Hermoso.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
24/08/2023 13:46 ‧ 24/08/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Espanha

A Amnistia Internacional colocou-se, esta quinta-feira, ao lado de Jenni Hermoso, jogadora da seleção espanhola que se sagrou campeã do mundo, apoiando a decisão da mesma em pedir "medidas exemplares" contra Luis Rubiales, presidente da Real Federación Española de Fútbol (RFEF), frisando que o "beijo sem consentimento" se tratou de "uma forma de violência sexual". 

"A ação de Luis Rubiales é um ato de violência sexual em contexto de trabalho e por parte de um superior hierárquico. A RFEF deve tomar medidas urgentes, investigando adequadamente aquilo que aconteceu, colocando em primeiro lugar a proteção da jogadora e cumprindo o protocolo de atuação perante a violência sexual", afirmou Carlos de las Heras, porta-voz da Amnistia Internacional. 

A organização não governamental pede, por isso, "celeridade" à RFEF - tal como já havia sido pedido por Jenni Hermoso, e garante que, se tal não acontecer - vai pedir ao Conselho Superior do Desporto que "adopte medidas que garantam uma política de tolerância zero relativamente à violência sexual no desporto". 

Recorde-se que Jenni Hermoso apenas quebrou o silêncio na tarde de ontem, quarta-feira, através de um comunicado do sindicato FUTPRO, que assumirá toda a comunicação da jogadora neste caso. 

Já esta quinta-feira a FIFA informou ter aberto um processo disciplinar a Luis Rubiales, na sequência dos "eventos que decorreram na final do Mundial Feminino. Para já, o dirigente mantém-se no cargo de presidente da Real Federación Española de Fútbol. 

Leia Também: FIFA abre processo disciplinar a Luis Rubiales após beijo polémico

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas