Dos Mundiais de Atletismo de Budapeste chega uma história incomum. Duas atletas ganharam a medalha de ouro, contrariando a habitual ordem de prémios dividida em ouro, prata e bronze. As saltadoras Katie Moon, dos Estados Unidos da América, e Nina Kennedy, da Austrália, tinham atingido a fasquia aos 4.90 metros e não havia forma de desempatarem. Tentaram fazer o desempate aos 4.95 metros, mas as duas tiveram três saltos nulos.
Restava apenas uma hipótese: o jump-off, que implica saltar com a fasquia acima e quem passasse seria a campeã, numa espécie de 'morte súbita'. Foi então que a campeão olímpica sugeriu a partilha da medalha de ouro, tanto à colega australiana como aos delegados ali presentes. O pedido foi aceite. As duas atletas abraçaram-se e ficaram felizes com o resultado.
Não é a primeira vez que tal acontece no salto à vara, apesar de ser pouco usual no desporto. O qatari Mutaz Essa Barshim e o italiano Gianmarco Tamberi partilharam a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2020.
Confira as imagens do momento, acima.
Leia Também: João Vieira abandona 35 km marcha num "mau dia" nos Mundiais de atletismo