O Benfica desloca-se, este sábado, até Barcelos para medirem forças com o Gil Vicente em jogo da 3.ª jornada da I Liga. As águias tentam manter o voo das vitórias, depois de uma entrada em falso no campeonato, com uma derrota no Bessa, e de somarem os primeiros três pontos há uma semana, na Luz, frente ao Estrela da Amadora.
Do outro lado estará, porém, um Gil Vicente sem medo de tentar pontuar e que já mostrou capacidade goleadora nesta nova temporada, com a goleada imposta ao Portimonense (5-0), logo no arranque do campeonato, a ser um sério aviso para qualquer adversário que visite Barcelos.
A partida entre Gil Vicente e Benfica, que tem já lotação esgotada, anunciada ontem nas bilheteiras do estádio Cidade de Barcelos, está agendada para as 20h30, e terá arbitragem de João Pinheiro, da Associação de Futebol de Braga.
Treinadores em discurso direto
Vítor Campelos
Momento do adversário: "O Benfica é sempre forte, e, seja qual for o momento da época, está sempre a lutar para ser campeão. Mesmo tendo entrado com um resultado menos bom na primeira jornada [derrota com Boavista, por 3-2], sabemos que só um Gil Vicente no seu melhor nível é que poderá tentar conquistar os três pontos".
Baliza não é questão: "Qualquer guarda-redes que esteja no plantel do Benfica tem de ter qualidade. Nestes casos, quando entra um atleta menos utilizado, até acontece de se superar para mostrar argumentos. Temos é de estar focados em fazer o nosso jogo."
Plano traçado: "Temos de ter os pés bem assentes na terra e saber que o objetivo é consolidar o clube na I Liga. Claro que queremos ganhar os jogos todos, mas não podemos estar em bicos de pés com as vitórias nem em depressão com as derrotas. Isto é uma longa maratona, e temos de ser consistentes."
Roger Schmidt
O que espera do adversário: "Creio que não foi há muito tempo que jogámos contra o Gil Vicente, num jogo muito importante fora que acabámos por ganhar. A equipa mudou e o treinador é novo. Têm uma abordagem diferente e mostraram nos primeiros dois jogos que têm capacidades para marcar muitos golos. Perderam contra o Vitória de forma azarada. Estão bem neste início desta época. Espero um jogo difícil fora, como são todos em Portugal. Vão estar muitos adeptos nossos lá, e queremos continuar a jogar bem e a ganhar. Temos de ter boa mentalidade."
Odysseas: "O que posso dizer é que não falo com todos os jogadores do nosso plantel. Neste momento, a uma semana do fecho de mercado, é uma altura complicada, porque há muitas situações e há jogadores que jogam menos e que querem sair. Há agentes que querem que os jogadores saiam para fazerem dinheiro. O meu trabalho é pensar no Benfica. E amanhã temos um jogo para ganhar. Temos um plantel de 22 jogadores mais três guarda-redes, o que é bom, mas também é o mínimo. Por isso não podemos vender muitos jogadores, especialmente nesta altura de final de mercado. Há sempre ajustes que podem acontecer. Não posso garantir nada, tal como não garanti que Gonçalo Ramos iria ficar no Benfica. Como já disse, já ganhámos a Supertaça e queremos lutar pelos outros três títulos de Portugal e jogar num nível top na Champions. Neste momento todos os jogadores estão aptos, mas nem todos podem ir a jogo. O que vejo é que os meus jogadores muito focados nos treinos."
Aursnes a defesa esquerdo: "Tenho de tomar decisões e o Aursnes pode cumprir a posição e até é mais fácil para ele jogar à esquerda, porque joga naquele corredor. A minha opção na semana passada foi o Aursnes porque queria alguém mais ofensivo e encontrar soluções em espaços curtos. Foi uma boa decisão."
Últimos resultados
Gil Vicente: DVD
Benfica: VDV
Últimos onzes
Gil Vicente: Andrew Silva, Zé Carlos, Gabriel Pereira, Rúben Fernandes, Leonardo Buta, Mory Gbane, Pedro Tiba, Maxime Dominguez, Kanya Fujimoto, Marlon Douglas, Roko Baturina.
Benfica: Samuel Soares, Alexander Bah, António Silva, Nicolás Otamendi, Fredrik Aursnes, Orkun Kokçu, João Neves, Ángel Di María, Rafa Silva, João Mário, Arthur Cabral.
Ausentes
Gil Vicente: Murilo e Ali Alipour (lesionados).
Benfica: David Jurásek (lesionado).