A Real Federação Espanhola de Futebol anunciou, na tarde deste sábado, que Pedro Rocha Junco será o novo presidente interino após a suspensão de Luis Rubiales aplicada pela FIFA.
"A RFEF comunica que, na manhã de hoje, recebeu a notificação da Comissão Disciplinar da FIFA com a suspensão provisória do senhor presidente Luis Rubiales Béjar, enquanto decorre o processo. De acordo com o que está escrito nos estatutos da RFEF, o vice presidente Pedro Rocha Junco assume a presidência interina durante este período", pode ler-se na nota oficial, que prossegue.
"Luis Rubiales afirmou que vai defender-se da forma legal e confia plenamente na FIFA, reiterando que, desta forma, é lhe dada a oportunidade para iniciar a sua defesa e que a verdade prevaleça e que a sua total inocência seja provada", concluiu a RFEF.
Recorde-se que a FIFA anunciou, esta manhã, ter suspendido provisoriamente o presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, na sequência do polémico beijo à jogadora da seleção espanhola Jenni Hermoso.
A polémica no futebol espanhol surgiu no domingo passado, durante as comemorações do inédito título mundial por parte da seleção feminina espanhola, que derrotou na final, disputada em Sydney, a Inglaterra por 1-0, quando, na altura da entrega dos prémios, Rubiales beijou na boca Hermoso.
Seguiram-se inúmeras críticas ao sucedido, tendo Hermoso, depois de numa primeira versão ter dito que tudo ocorreu num momento de maior euforia, afirmado que não tinha consentido o beijo.
Depois de vários dias com muitas críticas por diversos setores da sociedade, a RFEF levou a cabo, na sexta-feira, uma Assembleia Geral Extraordinária, na qual era esperado o pedido de demissão de Rubiales, o que não veio a suceder, dando origem a um novo pico de contestação e extremado as posições, com as jogadoras a anunciarem não estarem disponíveis para representar a seleção enquanto os atuais dirigentes da RFEF se mantiverem nos cargos.
[Notícia atualizada às 15h51]
Leia Também: RFEF volta a 'atacar' e acusa Hermoso de "mentir em todas as afirmações"