"Amizade" e "confiança". A chave para o título de Messias e João Ribeiro

Os canoístas João Ribeiro e Messias Baptista exultaram hoje com o seu primeiro título mundial na distância olímpica de K2 500 metros, destacando a forte união entre ambos como fator chave para o seu sucesso.

Notícia

© Lusa

Lusa
27/08/2023 13:24 ‧ 27/08/2023 por Lusa

Desporto

Canoagem

"Sabíamos que éramos candidatos às medalhas, mas com este nível muito elevado tanto podíamos ser primeiros como nonos. No último mundial tínhamos o melhor tempo e fomos quintos. Nos Jogos Europeus, com um erro meu, fomos quartos. Sempre à porta, sempre à porta... Hoje, sentíamos que era o momento", revelou João Ribeiro.

A dupla treinada por Rui Fernandes precisava ficar nos seis melhores para garantir a presença nos Jogos Paris2024 e completou a prova em 1.29,037 minutos, 47 milésimos de segundo mais rápida do que a dupla segunda classificada, formada pelos húngaros Bence Nadas e Balint Kopasz, campeão olímpico nos K1 1.000 de Fernando Pimenta, bronze em Tóquio2020.

"Tenho muito boas sensações nesta pista e tenho nas minhas costas um dos melhores atletas de Portugal de sempre e foi muito fácil fazer esta prova, porque o Messias tem uma confiança enorme, uma autoestima gigantesca e dá-me sempre muita confiança", acrescentou.

Quanto ao irem a Paris2024 com o estatuto de campeões do mundo, o canoísta de 34 anos lembrou que primeiro a dupla de "bons amigos" tem de garantir que vai representar o país em França, uma vez que a vaga que conquistaram é para Portugal.

"Primeiro, temos de discutir entre nós as vagas em Portugal. Depois, se conseguirmos ir a Paris2024 com este K2, vamos lutar pelo melhor resultado", prometeu, recordando que "o nível tão equilibrado destas provas não permite atribuir favoritismo a ninguém".

Messias Batista destacou a boa partida na regata e, na parte final da mesma, realçou a "crença e acreditar diferentes de chegar à frente".

"Sabíamos que era possível. Ter o João a marcar o ritmo é para mim algo incrível. Eu ainda era criança quando ele já remava e agora partilho com ele o meu primeiro título mundial em distância olímpica...", elogiou o atleta, 10 anos mais novo.

O canoísta de 24 anos destaca a crença da dupla de que este título mundial "era possível", numa confiança alicerçada nos resultados dos últimos dois/três anos, em que nunca baixaram do top-5 internacional.

"É realmente incrível, ainda nem sei bem o que sentir. Sabíamos que era possível, mas nesta prova todos os milésimos contam. Temos uma amizade muito boa. Acreditamos um no outro, ele pede as minhas opiniões e eu as dele. Isso faz a grande diferença numa embarcação e numa equipa", destacou.

Tantas foram as vezes em que João e Messias estiveram para celebrar medalhas mundiais nesta distância olímpica, que os companheiros dentro e fora da água acreditavam que "essa crença fazia sentido".

"O João dizia que se não conseguíssemos, íamos morrer a tentar. Mas, felizmente, hoje vamos levar para casa o título mundial, hoje somos os melhores do Mundo!", concluiu.

Além de João Ribeiro e Messias Baptista, em K2 500 metros, Portugal conquistou a vaga também em K1 1.000, por Fernando Pimenta, igualmente com o 'detalhe' de ser coroada com o título Mundial: Teresa Portela, em K1 500, aguarda apenas a oficialização da sua vaga com o oitavo lugar na final.

Leia Também: Rui Costa aplaude dupla campeã mundial de canoagem: "Superação e talento"

Leia Também: Conquistou ouro na canoagem e reagiu: "A minha filha está no hospital..."

Leia Também: João Ribeiro e Messias Baptista são campeões do mundo de K2 500 metros

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Festa de arromba! O momento em que CR7 dança com Dolores Aveiro

Cristiano Ronaldo

Festa de arromba! O momento em que CR7 dança com Dolores Aveiro

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2050
2Benfica2044
3FC Porto2042
4Sp. Braga2040
5Santa Clara2035
6Casa Pia2030
7Vitória SC2029
8Estoril2027
9Famalicão2024
10Rio Ave2024
11Moreirense2023
12Gil Vicente2022
13Arouca2022
14C.D. Nacional2019
15AVS2018
16Estrela2017
17Farense2015
18Boavista2012
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Ronaldo faz 40 anos. Este foi o primeiro carro que comprou como prenda

Cristiano Ronaldo

Ronaldo faz 40 anos. Este foi o primeiro carro que comprou como prenda

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas