O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) divulgou, esta quinta-feira, o mapa de castigos dos jogos referentes à 3.ª jornada da I Liga, com destaque para as multas aplicadas ao Benfica - cerca de 9 mil euros - na deslocação a Barcelos, onde bateu o Gil Vicente (2-3).
As águias foram penalizadas em 8.290 euros devido às várias ocorrências registadas em torno do lançamento de petardos para o relvado e do uso de mais engenhos pirotécnicos durante o jogo do passado sábado.
Além disso, os cânticos insultuosos dirigidos a Andrew Silva, guarda-redes do Gil Vicente, na cobrança de pontapés de baliza, assim como ao árbitro João Pinheiro, acabaram por conduzir a uma multa no valor total de 612 euros.
"Ao minuto 16 da primeira parte, aquando da reposição da bola em jogo por parte do Jogador n.º42, Andrew, guarda-redes do Gil Vicente, um grupo de adeptos devidamente identificados com camisolas e cachecóis do SL Benfica, localizados na Bancada Topo Sul, fora da ZCEAP, local exclusivamente ocupado por adeptos deste Clube, entoaram em uníssono: "Ohhh filho da p***". (...) Aos 37 minutos da primeira parte, e aos 21 minutos da segunda parte, um grupo de adeptos afetos ao SL Benfica, identificados pelas suas vestes alusivas ao Clube, situados na bancada topo Sul, fora da ZCEAP entoaram em uníssono e repetidamente "Oh Pinheiro vai para o c******", pode ler-se no comunicado.
Também o Gil Vicente foi penalizado pelo comportamento incorreto do público, em 2.244 euros, também devido à pirotecnia utilizada nas bancadas do Estádio de Barcelos.
Leia Também: Benfica, FC Porto e Sp. Braga já conhecem adversários na Champions