Vai começar a aventura da Liga dos Campeões e, esta terça-feira, é o FC Porto a primeira equipa portuguesa a entrar em campo, frente ao Shakhtar Donetsk, nas contas do grupo H, sendo que os duelos de Benfica e Sporting de Braga estão agendados para esta quarta-feira, diante de Red Bull Salzburgo e Napoli, respetivamente.
Os dragões deslocam-se até Hamburgo, na Alemanha, atendendo aos conflitos entre Ucrânia e Rússia que impedem o conjunto de Donetsk de disputar as provas europeias em casa, pelo que o jogo será disputado em campo neutro, no Volksparkstadion.
Numa altura em que o Shakhtar Donetsk assume a liderança isolada do campeonato ucraniano, com cinco triunfos e dois empates, enquanto o FC Porto divide esse estatuto com o Sporting e o Boavista em Portugal, com quatro vitórias e uma igualdade.
Após 23 dias de suspensão, Sérgio Conceição voltou a orientar a sua equipa a partir do branco, na passada sexta-feira, frente ao Estrela da Amadora (0-1), num início de temporada em que os azuis e brancos têm sentido dificuldade em ganhar jogos por mais do que um golo de diferença. Será isso algo que mudará na ronda inaugural da Liga dos Campeões?
O jogo tem apito inicial agendado para as 20 horas (horário de Portugal Continental), no Volksparkstadion, em Hamburgo, contando com a arbitragem do italiano Davide Massa. Poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Patrick van Leeuwen
Análise ao FC Porto: "Olho sempre com atenção e muito cuidado para as equipas estrangeiras. O FC Porto é sempre uma daquelas a que presto atenção, pois tem ideias sobre o futebol iguais às minhas, nomeadamente no desenvolvimento dos jovens, em dar-lhes oportunidades na equipa principal. Também tenho muitos amigos que trabalharam e trabalham no clube, por isso acompanho com atenção".
Jogar fora da Ucrânia por força da guerra: "O clube decidiu jogar as provas europeias em Hamburgo, depois de ver várias opções. Desta vez, em Varsóvia era menos interessante. A venda de bilhetes diz que foi uma boa decisão. Estamos muito satisfeitos com a mudança".
Defesa da pátria: "É muito mais difícil pensar em futebol, quando temos problemas em, simplesmente, viajar de cidade para cidade. Os clubes que participam na Liga da Ucrânia e fazem o melhor que podem para oferecer futebol aos seus compatriotas. Jogamos por todo um país".
Sérgio Conceição
Análise ao Shakhtar Donetsk: "Nós estamos habituados a ver o Shakhtar a ser a equipa número 1 na Ucrânia e a estar presente na Liga dos Campeões. É um momento difícil para o povo ucraniano. Estamos todos solidários. Como o Pepe deu a entender, eles tentam honrar uma luta pelo seu país. Vamos ter pela frente uma equipa super motivada. Têm muita qualidade, desde estrangeiros a jogadores formados no clube. Nestes jogos da Liga dos Campeões, quando se defrontam equipas de alto gabarito, é importante estar atento. Será um bom espetáculo. Espero que possamos ganhar não por debilidades do adversário, mas por aquilo que vamos fazer no jogo".
Importância antes de defrontar Barcelona: "São três pontos sempre. É um grupo equilibrado. Temos o Antuérpia, o campeão belga. Sei das dificuldades lá. Temos também o campeão espanhol [o Barcelona] e do Shakhtar já falei. Em termos teóricos é uma coisa, no plano prático vamos ver o que conseguimos fazer".
Adaptações às mudanças: "Nestes seis anos estreámos cerca de 40 jogadores na Champions. Olhando para 2004 e 2011, bons anos do FC Porto na Europa, havia uma espinha dorsal de alguns anos. Não estou aqui a falar de questões de mercado. Mas todos os dias há um recomeçar constante. Acabamos um jogo, pensamos no outro. Acho que este sétimo ano é como os casamentos (risos). Há a crise do sétimo ano, como costumam dizer, mas parece que há muita gente a tentar criar essa confusão, essa instabilidade... Não sei se a analogia é boa. É o que vem à cabeça e é sentido também (gargalhadas)".
Últimos resultados
Shakhtar Donetsk: V-V-V-E-V
FC Porto: V-E-V-V-V
Últimos onzes
Shakhtar Donetsk: Artur Rudko, Yukhym Konoplia, Stav Lemkin, Yaroslav Rakitskiy, Irakli Azarovi, Taras Stepanenko, Georgiy Sudakov, Dmytro Kryskiv, Oleksandr Zubkov, Oleksii Kashchuk e Danylo Sikan.
FC Porto: Diogo Costa, Pepe, David Carmo, Iván Marcano, André Franco, Alan Varela, Gonçalo Borges, Iván Jaime, Wenderson Galeno, Evanilson e Fran Navarro.
Ausências
Shakhtar Donetsk: Bondar, Matvienko, Chygrynskiy e Lassina Traoré (lesionados)
FC Porto: Pepê (castigado), Danny Namaso, Gabriel Veron, Evanilson e Iván Marcano (lesionados)
Leia Também: Atenção, FC Porto. Shakhtar cimenta liderança antes de duelo na Champions