FC Porto-Barcelona: Emoção rima com Dragão... e João com Conceição

Noites da Liga dos Campeões estão de volta à cidade Invicta, num duelo que marca o reencontro de João Félix e João Cancelo com uma das suas antigas equipas de formação.

Notícia

© Getty Images

Miguel Simões
04/10/2023 08:01 ‧ 04/10/2023 por Miguel Simões

Desporto

Antevisão

O FC Porto prepara-se para voltar a competir na Liga dos Campeões, esta quarta-feira, com a receção ao Barcelona, naquele que é um dos jogos mais aguardados da segunda jornada da fase de grupos da prova milionária.

Os dragões procuram responder à mais recente derrota no Clássico, frente ao rival Benfica (1-0), num duelo em que as vibrantes e apaixonantes emoções da Liga dos Campeões ficam marcadas pela discussão de quem ocupará a liderança do grupo H, uma vez que as duas equipas arrancaram a fase de grupos a sorrir - triunfo do conjunto de Sérgio Conceição por 3-1 frente ao Shakhtar e goleada catalã por 5-0 ao Antuérpia.

Curiosamente, após esse jogo em que João Cancelo e João Félix se destacaram (principalmente este último), o Barcelona 'quebrou' o seu momento de forma mais confortável e deu lugar a vitórias suadas e até a perdas de pontos na La Liga. Os dois únicos portugueses do plantel às ordens de Xavi, recorde-se, regressam a uma das suas antigas equipas de formação.

Recorde-se que, no último confronto entre os dois históricos do futebol europeu, o Barcelona sorriu ao conquistar a Supertaça Europeia em 2011, sendo que, para recordar o último triunfo azul e branco diante dos catalães será preciso recuar até novembro de 1985 (3-1), embora nem tenha sido suficiente para seguir em frente na designada Taça dos Campeões Europeus.

O jogo tem apito inicial agendado para as 20h00 (horário de Portugal Continental), contará com arbitragem do inglês Anthony Taylor e poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Treinadores em discurso direto

Sérgio Conceição

FC Porto imprevisível perante os 'tubarões'?: "A tendência é evoluir, com as coisas que fazemos bem e as que fazemos menos bem. Houve jogos muito diferentes ao longo dos últimos anos. Vamos olhar para o jogo a pensar que podemos e devemos ganhar o jogo. Com confiança. O respeito que temos pelo nosso rival não tem de nos dar receio de nada. Há que saber olhar muito bem para a equipa adversária. O Eustáquio falou aqui do Pepe e do Marcano. Nesta prova é importante ter essa experiência, é verdade, mas não estão e estarão outros. Cada jogador tem de assumir a responsabilidade independentemente da idade. Depois sou eu que dou a cara pelo grupo de trabalho que represento. Quero apenas que eles estejam preparados, senão não podem representar um clube como o FC Porto".

Estádio cheio: "Temos sempre o apoio dos nossos adeptos. Não é por ser o Barcelona. Vamos jogar contra o Vilar de Perdizes em breve e também querem ganhar. Estes jogos são mais apetecíveis, claro. Tenho a caixa de correio para terem convites e gostava também de ter em duelos de menor dimensão. Enfim, é o que é. São dois históricos em campo amanhã. A história não joga. Tentaremos ganhar".

João Cancelo e João Félix do outro lado: "São dois jogadores portugueses que fazem parte da seleção nacional, com muita qualidade, assim como todos os jogadores do plantel. Até o jogador mais jovem que ainda agora renovou. Os dois portugueses foram acrescentar algo mais ao Barcelona em posições que precisavam".

Xavi Hernández

FC Porto: "É uma equipa que gosta de ter a bola, mas que também se fecha bem. Ganham muitos duelos, são fortes na bola parada... Analisámos e vamos tentar competir da melhor maneira possível".

Reencontro com Nico González: "É um jogador que temos muito em conta. Ainda tem de se formar. Precisa de minutos e acreditávamos que a saída para o FC Porto poderia beneficiá-lo. Apesar de haver muita concorrência no FC Porto, acredito que tem nível".

João Félix: "Resumidamente, está satisfeito, feliz, é beneficiado porque joga numa posição onde pode potenciar o seu talento. Olha pela equipa, e o talento dele vem todo ao de cima. É solidário e generoso, e por isso é que as coisas lhe estão a sair bem".

Últimos resultados

FC Porto: D-V-V-V-E

Barcelona: V-E-V-V-V

Últimos onzes

FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Fábio Cardoso, David Carmo, Wendell, Romário Baró, Stephen Eustáquio, Alan Varela, Wenderson Galeno, Pepê e Mehdi Taremi. 

Barcelona: Marc ter Stegen, João Cancelo, Andreas Christensen, Jules Koundé, Álex Baldé, Pablo Gavi, Ilkay Gundogan, Raphinha, Lamine Yamal, João Félix e Robert Lewandowski.

Ausências

FC Porto: Pepe, Marcano, Evanilson, Gabriel Veron e Zaidu (lesionados).

Barcelona: Raphinha, Pedri e Frenkie De Jong (lesionados).

Leia Também: "Vamos sofrer com o Barcelona, mas eles também vão sofrer com o FC Porto"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Tragédia em Espanha. Jovem basquetebolista morre após grave acidente

Basquetebol

Tragédia em Espanha. Jovem basquetebolista morre após grave acidente

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Museu do Caramulo

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas