O FC Porto prepara-se para voltar a competir na Liga dos Campeões, esta quarta-feira, com a receção ao Barcelona, naquele que é um dos jogos mais aguardados da segunda jornada da fase de grupos da prova milionária.
Os dragões procuram responder à mais recente derrota no Clássico, frente ao rival Benfica (1-0), num duelo em que as vibrantes e apaixonantes emoções da Liga dos Campeões ficam marcadas pela discussão de quem ocupará a liderança do grupo H, uma vez que as duas equipas arrancaram a fase de grupos a sorrir - triunfo do conjunto de Sérgio Conceição por 3-1 frente ao Shakhtar e goleada catalã por 5-0 ao Antuérpia.
Curiosamente, após esse jogo em que João Cancelo e João Félix se destacaram (principalmente este último), o Barcelona 'quebrou' o seu momento de forma mais confortável e deu lugar a vitórias suadas e até a perdas de pontos na La Liga. Os dois únicos portugueses do plantel às ordens de Xavi, recorde-se, regressam a uma das suas antigas equipas de formação.
Recorde-se que, no último confronto entre os dois históricos do futebol europeu, o Barcelona sorriu ao conquistar a Supertaça Europeia em 2011, sendo que, para recordar o último triunfo azul e branco diante dos catalães será preciso recuar até novembro de 1985 (3-1), embora nem tenha sido suficiente para seguir em frente na designada Taça dos Campeões Europeus.
O jogo tem apito inicial agendado para as 20h00 (horário de Portugal Continental), contará com arbitragem do inglês Anthony Taylor e poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Sérgio Conceição
FC Porto imprevisível perante os 'tubarões'?: "A tendência é evoluir, com as coisas que fazemos bem e as que fazemos menos bem. Houve jogos muito diferentes ao longo dos últimos anos. Vamos olhar para o jogo a pensar que podemos e devemos ganhar o jogo. Com confiança. O respeito que temos pelo nosso rival não tem de nos dar receio de nada. Há que saber olhar muito bem para a equipa adversária. O Eustáquio falou aqui do Pepe e do Marcano. Nesta prova é importante ter essa experiência, é verdade, mas não estão e estarão outros. Cada jogador tem de assumir a responsabilidade independentemente da idade. Depois sou eu que dou a cara pelo grupo de trabalho que represento. Quero apenas que eles estejam preparados, senão não podem representar um clube como o FC Porto".
Estádio cheio: "Temos sempre o apoio dos nossos adeptos. Não é por ser o Barcelona. Vamos jogar contra o Vilar de Perdizes em breve e também querem ganhar. Estes jogos são mais apetecíveis, claro. Tenho a caixa de correio para terem convites e gostava também de ter em duelos de menor dimensão. Enfim, é o que é. São dois históricos em campo amanhã. A história não joga. Tentaremos ganhar".
João Cancelo e João Félix do outro lado: "São dois jogadores portugueses que fazem parte da seleção nacional, com muita qualidade, assim como todos os jogadores do plantel. Até o jogador mais jovem que ainda agora renovou. Os dois portugueses foram acrescentar algo mais ao Barcelona em posições que precisavam".
Xavi Hernández
FC Porto: "É uma equipa que gosta de ter a bola, mas que também se fecha bem. Ganham muitos duelos, são fortes na bola parada... Analisámos e vamos tentar competir da melhor maneira possível".
Reencontro com Nico González: "É um jogador que temos muito em conta. Ainda tem de se formar. Precisa de minutos e acreditávamos que a saída para o FC Porto poderia beneficiá-lo. Apesar de haver muita concorrência no FC Porto, acredito que tem nível".
João Félix: "Resumidamente, está satisfeito, feliz, é beneficiado porque joga numa posição onde pode potenciar o seu talento. Olha pela equipa, e o talento dele vem todo ao de cima. É solidário e generoso, e por isso é que as coisas lhe estão a sair bem".
Últimos resultados
FC Porto: D-V-V-V-E
Barcelona: V-E-V-V-V
Últimos onzes
FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Fábio Cardoso, David Carmo, Wendell, Romário Baró, Stephen Eustáquio, Alan Varela, Wenderson Galeno, Pepê e Mehdi Taremi.
Barcelona: Marc ter Stegen, João Cancelo, Andreas Christensen, Jules Koundé, Álex Baldé, Pablo Gavi, Ilkay Gundogan, Raphinha, Lamine Yamal, João Félix e Robert Lewandowski.
Ausências
FC Porto: Pepe, Marcano, Evanilson, Gabriel Veron e Zaidu (lesionados).
Barcelona: Raphinha, Pedri e Frenkie De Jong (lesionados).
Leia Também: "Vamos sofrer com o Barcelona, mas eles também vão sofrer com o FC Porto"