Associação dos Atletas Olímpicos inaugura sede como "voz independente"

A Associação dos Atletas Olímpicos de Portugal (AAOP) inaugurou hoje a sua nova sede para representar "uma voz independente" relativamente ao Comité Olímpico de Portugal (COP), defendeu o presidente, Luís Alves Monteiro.

Notícia

© Reuters

Lusa
03/10/2023 20:33 ‧ 03/10/2023 por Lusa

Desporto

COP

A apresentação da nova casa da AAOP, sita em Cascais, teve lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal de Cascais e contou com vários convidados de renome como o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, o edil municipal de Cascais, Carlos Carreiras, ou o presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino.

A cerimónia promoveu ainda a atribuição da bandeira de ética à AAOP por parte do Instituto Português da Juventude (IPDJ), cujos responsáveis máximos também se fizeram representar na sessão.

No decorrer da inauguração da sua nova 'casa', o presidente da AAOP, Luís Alves Monteiro, enalteceu este passo dado pela instituição que lidera, considerando que a nova sede poderá ajudar a resolver um "problema transversal".

"Quando estão num ciclo olímpico, os atletas estão muito focados e no pós-carreira há um problema transversal para resolver, em todo o mundo, e é nisso que estamos focados, em garantir que há empregabilidade, que os atletas estão qualificados e depois podem ajudar em ações junto da sociedade civil", explicou o responsável máximo pela AAOP.

Luís Alves Monteiro deixou claro que a sede para esta associação e o anúncio oficial da mesma já se encontravam previstos em função da independência própria que esta defende relativamente ao COP.

"Todos defendemos a mesma coisa, o espírito olímpico, o movimento olímpico. O que somos é uma voz independente e, às vezes, as vozes independentes são bem aceites ou menos bem aceites, mas uma voz independente tem um pensamento próprio e é isso que queremos fazer", explicou.

Ainda assim, o presidente da AAOP garantiu que não pretende promover qualquer tipo de competição ou rivalidade com o COP: "Outra coisa é que para nós não existe competição, porque não andamos a competir com ninguém. Mesmo as empresas, quando competem, há uma coisa que se chama 'coopetition', colaboram, são suficientemente inteligentes para colaborar".

Confrontado com a deliberação tornada pública pelo COP, relativamente à AAOP e declarações anteriormente por si proferidas, Luís Alves Monteiro garantiu nunca ter procurado qualquer conflito com o comité olímpico.

"Nunca chamámos dinossauros a ninguém. O que dizemos é que, como tudo na vida, quando há corporações, têm de haver movimentos de mudança e isso é que é positivo, a disrupção não é negativa", defendeu, por fim, o dirigente.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Candidato à presidência do Benfica visa Jorge Mendes: "Deve respeitar..."

Benfica

Candidato à presidência do Benfica visa Jorge Mendes: "Deve respeitar..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1537
2FC Porto1537
3Benfica1435
4Sp. Braga1528
5Santa Clara1527
6Vitória SC1422
7Casa Pia1520
8Moreirense1520
9Famalicão1519
10Gil Vicente1517
11Rio Ave1416
12Estoril1414
13AVS1513
14C.D. Nacional1412
15Estrela1412
16Farense1512
17Boavista1512
18Arouca1511
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Recebeu este email? Tenha muito cuidado porque não é uma multa

ANSR

Recebeu este email? Tenha muito cuidado porque não é uma multa

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas