Carlos Lopes e Gelson Fernandes entre os "100 africanos mais influentes"

O economista guineense Carlos Lopes e o ex-futebolista cabo-verdiano Gelson Fernandes estão na lista dos "100 africanos mais influentes de 2024" da New African, nas categorias de "Formadores de Opinião" e "Desporto", anunciou hoje a revista.

Notícia

© Lusa

Lusa
27/12/2024 16:10 ‧ há 15 horas por Lusa

Desporto

New African

"A lista reflete a mudança de tendências e prioridades em África, à medida que o continente enfrenta novos desafios e oportunidades", e "celebra as realizações e contribuições de africanos, de várias áreas e setores, que tiveram um impacto positivo no continente e no mundo durante o ano", contextualizou a revista sediada em Londres, em comunicado.

 

Foram selecionados 100 africanos ou afrodescendentes que se destacaram, na opinião da revista, nas categorias de "Política e Serviço Público", "Negócios", "Sociedade Civil", "Ciência e Academia", "Formadores de Opinião", "Desporto" e "Criatividade". 

O Presidente do Senegal, Bassirou Diomaye Faye, foi distinguido na categoria de "Política e Serviço Público".

O diretor do Banco Africano de Desenvolvimento, Akinwumi Adesina, e a vice-presidente para as Finanças e Diretora Financeira da instituição, Hassatou Diop N'Sele, foram mencionados na categoria de "Negócios".

Na categoria de "Desporto" surge o ex-futebolista de origem cabo-verdiana Gelson Fernandes, que atualmente ocupa o cargo de diretor da FIFA para as federações africanas, e a medalhada olímpica argelina Imane Khelif, "cuja medalha de ouro foi uma vitória não só no boxe mas também no preconceito racial", declarou a revista.

Na categoria dos "Formadores de Opinião" surge o nome do economista guineense Carlos Lopes, professor na Universidade da Cidade do Cabo, África do Sul, e ex-secretário executivo da Comissão Económica para a África das Nações Unidas, e da presidente do recém-criado Mecanismo de Liquidez e Sustentabilidade, a economista camaronesa Vera Songwe.

A ativista queniana Binaifer Nowrojee e o advogado e ativista dos direitos humanos da Tanzânia Joseph Moses Oleshangay são distinguidos na categoria "Sociedade Civil".

Entre as personalidades mencionadas na lista estão ainda as cientistas etíopes Abeba Birhane e Rediet Abebe na categoria de "Ciência e Academia". 

Por fim, na "Criatividade" a revista indica nomes como o ator britânico Idris Elba e a chefe de culinária nigeriana Adejoké Bakare.

A revista New African, distribuída em mais de 100 países, é "publicada ininterruptamente desde 1966" em formato mensal, em língua inglesa, e "tem trazido de forma consistente um ponto de vista africano às notícias internacionais", salienta a publicação.

Leia Também: Cristiano Ronaldo defende Ruben Amorim no United: "O sol vai brilhar..."

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Anatoliy Trubin, jogador do Benfica, casou-se na véspera de Natal

Anatoliy Trubin

Anatoliy Trubin, jogador do Benfica, casou-se na véspera de Natal

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1537
2FC Porto1537
3Benfica1435
4Sp. Braga1528
5Santa Clara1527
6Vitória SC1422
7Casa Pia1520
8Moreirense1520
9Famalicão1519
10Gil Vicente1517
11Rio Ave1416
12Estoril1414
13AVS1513
14C.D. Nacional1412
15Estrela1412
16Farense1512
17Boavista1512
18Arouca1511
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Recebeu este email? Tenha muito cuidado porque não é uma multa

ANSR

Recebeu este email? Tenha muito cuidado porque não é uma multa

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas