Faouzi Kekjaa, presidente da Real Federação Marroquina de Futebol (FRMF), expressou, esta quinta-feira, o desejo de ver a final do Mundial'2030 - disputada também em Portugal, Espanha, Argentina, Uruguai e Paraguai - ser disputada num estádio que será construído em Casablanca. Ainda assim, a imprensa espanhola já avançou, esta quarta-feira, que o renovado Estádio Santiago Bernabéu deverá acolher o jogo decisivo de uma das provas de futebol mais aguardadas de sempre.
O dirigente marroquino esclarece que apresentou seis estádios na candidatura conjunta com Portugal e Espanha, explicando que a FIFA solicita entre 14 a 18 estádios, numa altura em que é referido que Portugal terá três (Luz, Dragão e Alvalade), enquanto Espanha já 'reservou' onze de maior capacidade.
“As sedes que vamos apresentar não só cumprirão as exigências da FIFA, como também gozarão de diversidade cultural e riqueza geográfica”, começou por dizer Faouzi Lekjaa, destacando a proximidade geográfica às capitais Lisboa e Madrid como uma vantagem numa viagem "de uma hora de voo". "Tudo isso permitirá que adeptos de todo o mundo celebrem um verdadeiro centenário da Copa do Mundo”, acrescentou em declarações citadas no jornal AS.
"Esperamos contar uma final extraordinária que homenageie todo o Continente [africano] e sabemos que ter estas gerações jovens num estádio em Casablanca será extraordinário e maravilhoso. Será um Campeonato do Mundo extraordinário entre as duas margens do Mediterrâneo em representação de duas grandes civilizações", completou.
Recorde-se que a já FIFA explicou que Portugal, Espanha e Marrocos estão automaticamente apurados para este torneio, na condição de anfitriões, ao contrário do que acontece com Argentina, Paraguai e Uruguai, cuja presença tem um aspeto simbólico.
Leia Também: Espanhóis adiantam. Estádio da final do Mundial'2030 já está escolhido
Leia Também: Luz, Dragão e Alvalade são os palcos portugueses para o Mundial'2030
Leia Também: Saiba quais os estádios 'na calha' para receber jogos do Mundial'2030