A recente desistência da Turquia da candidatura à organização do Campeonato da Europa de 2028 deixou caminho aberto para que o Reino Unido e a República da Irlanda sejam a sede da prova que acontece dentro de cinco anos.
Por regra, a UEFA tem um limite de duas vagas para seleções organizadoras dos torneios continentais e, portanto, automaticamente qualificadas para a prova em questão, ao contrário do que acontece com as provas organizadas pela FIFA. Assim, esta situação de cinco países organizadores - Inglaterra, Escócia, País de Gales, Irlanda do Norte e República da Irlanda - levará a que o organismo que gere o futebol europeu esteja de olho numa potencial alteração.
Segundo a estação televisiva britânica Sky Sports, a primeira proposta, que não é unânime dentro da organização, prevê que todas as cinco seleções vão fazer a qualificação nos moldes normais. Entre as que não se apurarem diretamente, a UEFA reservará duas vagas diretas para a competição. Em suma, em caso de qualificação de três, as restantes terão apuramento direto.
Ainda de acordo com a mesma fonte, há também a possibilidade das cinco seleções se apurarem via eliminatórias, ficando vagas reservadas a países anfitriões por ocupar. Nesse caso, as vagas seriam atribuídas a outras seleções que não alcançaram a qualificação.
Leia Também: UEFA aceita candidatura conjunta ao Euro'2032 de Itália e Turquia