Já depois de ter visto a UEFA a adiar os jogos de futebol de equipas de Israel, em função dos conflitos no referido país ao longo dos últimos dias, a FIBA (Federação Internacional de Basquetebol) seguiu recomendações semelhantes, esta terça-feira, 'baralhando' a vida de Benfica e Sporting na Liga dos Campeões de basquetebol nas próximas semanas.
"Tendo em conta a atual situação de segurança em Israel e seguindo a recomendação dos seus conselheiros de segurança, a FIBA Europa tomou a decisão de suspender todos os jogos que envolvem equipas israelitas em todas as competições até novo aviso", pode ler-se na nota emitida no site oficial.
"A FIBA Europa, em estreita cooperação com a Federação Israelita de Basquetebol e os clubes participantes, continuará a monitorizar a situação, uma vez que continua empenhada em dar prioridade à segurança e ao bem-estar de todos os participantes e às partes interessadas", continuou o organismo que tutela o basquetebol europeu.
"A decisão afeta imediatamente todos os próximos jogos em casa e fora de cinco equipas de Israel na EuroCup Women e na FIBA Europe Cup", acrescentou a FIBA, antes de vincar: "As datas e horários de quaisquer jogos remarcados serão confirmados assim que a situação permitir".
De referir que a equipa masculina do Benfica preparava-se para fazer a estreia frente ao Hapoel Bank Yahav Jerusalém no próximo dia 17 de outubro, enquanto a equipa feminina das águias iria jogar no pavilhão do Elitzur Landco Ramla no próximo dia 30 de novembro. Já o conjunto masculino do Sporting contava com encontro marcado frente ao Bnei Herzliya, também em Israel, no próximo dia 25 de outubro.
O comunicado suscita, ainda assim, múltiplas interpretações, abrindo hipóteses a cenários de eventual realização de jogos noutro país, fora de Israel, assim como a possibilidade de inversão de jogos em casa e fora (remetendo os de Israel para a segunda volta).
Leia Também: Miguel Silva já abandonou Israel: "Sem palavras para descrever o horror"
Leia Também: Benfica e Rafa Silva em 'stand-by'. Renovação 'presa' por números
Leia Também: "Adán? O Sporting precisa de um guarda-redes que dê pontos"