As carreiras de ténis dos dois ícones do desporto coincidiram durante 15 anos antes de o símbolo suíço se retirar em setembro do ano passado, tendo o último jogo profissional de Federer sido um encontro de pares com Nadal na Laver Cup, em Londres.
Fedal - como são carinhosamente conhecidos pelos adeptos - tinham muitas semelhanças em termos de carreiras e sucessos, com Nadal a ganhar 22 Grand Slams e Federer a conquistar 20, tendo ambos passado longos períodos no primeiro lugar do ranking ATP.
No entanto, são personagens completamente diferentes no court, um mais descontraído e o outro mais intenso.
Escusado será dizer que Federer viu a rotina do seu grande rival em court centenas de vezes e o maestro suíço usou uma forma única para descrever a personalidade de Nadal em court.
"Não conheço o Rafa o suficiente fora do court, mas ele é como um tigre na jaula sempre que o vejo nos courts", disse o antigo tenista, agora com 42 anos, ao ATP Tennis Podcast.
"Ele tem uma intensidade incrível, está sempre a aquecer, está sempre a andar de um lado para o outro e há sempre coisas para ele fazer, está a preparar-se e sente-se que tem sempre um jogo na cabeça. Não sei se somos assim tão opostos. Mas sim, acho que, até certo ponto, sou mais calmo e descontraído, enquanto ele, especialmente nos dias dos jogos, é mais intenso quando está no local", rematou.
Leia Também: Quando os tenistas servem com a mão errada? Eis o resultado