O Sporting empatou, esta quinta-feira, na casa do Krakow, 1-1, num duelo relativo à 3.ª jornada da fase de grupos da Liga Europa. Um empate que mantém os leões no segundo lugar do grupo, com 4 pontos, a três do líder Atalanta. Sturm Graz, no terceiro lugar, também com 4 pontos, e Rakow, com 1 ponto.
Rúben Amorim operou sete alterações comparativamente ao onze que alinhou frente ao Olivais e Moscavide, entrando Diomande, Coates, Gonçalo Inácio, Esgaio, Hjulmand, Morita e Gyokeres para os lugares de St. Juste, Luís Neto, Fresneda, Essugo, Daniel Bragança, Trincão e Paulinho , num encontro em que Franco Israel voltou a suplantar Adán na baliza.
Os leões que começaram a partida logo com uma enorme contrariedade com a expulsão de Gyokeres, a primeira na carreira ao nível de clubes, aos seis minutos, fruto de um pisão do internacional sueco a Arsenic, após Anastasios Papapetrou consultar as imagens no VAR. Porém, a força do clube de Alvalade perante o rival cedo ficou demonstrada e aos 14 minutos o nulo acabou por ser desbloqueado, após cabeçada triunfal de Coates, na sequência de um canto cobrado à esquerda por Pedro Gonçalves.
Pouco depois, aos 20 minutos a vantagem podia ter sido ampliada por Edwards com o britânico a obrigar Kovacevic a defesa apertada. Na verdade, a melhor ocasião do campeão polaco acabou por surgir apenas no início da etapa complementar, aos 49 minutos, por Jean Carlos que, à boca da baliza, não conseguiu o desvio fatal. Na resposta, Pedro Gonçalves rematou ao lado do ‘cofre’ do Krakow. Porém, os polacos acentuavam a pressão e aos 79 minutos o empate acabou por chegar: passe de Plavsic para Kochergin, o médio, já dentro da área, deu em Piasecki e o avançado desviou de baliza aberta para o 1-1. Logo depois, aos 82 minutos, Piasecki voltou a marcar, mas o lance foi invalidado por fora de jogo.
O Sporting volta a defrontar o campeão polaco, a 9 de novembro, desta feita em Alvalade, pelas 20 horas, num duelo relativo à 4.ª jornada da fase de grupos.
Onze do Rakow: Kovacevic, Rundic, Berggren, Tudor, Yeboah, Plavsic, Crnac, Arsenic, Racovitan, Kochergin e Cebula.
Onze do Sporting: Franco Israel; Diomande, Inácio, Coates; Matheus Reis, Morita, Hjulmand e Esgaio; Edwards, Pote e Gyokeres.
Antevisão: Rakow e Sporting defrontam-se, esta quinta-feira, a partir das 17h45, no ArcelorMittal Park, num duelo relativo à 3.ª jornada da fase de grupos da Liga Europa.
O conjunto polaco ainda não somou qualquer ponto na presente edição da fase de grupos, fruto de duas derrotas, já os leões venceram na Áustria o Sturm Graz, por 2-1, e perderam, pelo mesmo resultado, em Alvalade, diante da Atalanta.
A formação lusa é favorita, no que será o seu terceiro confronto face a conjuntos polacos, depois de quatro embates com o Legia Varsóvia, saldados com duas vitórias, um empate e uma derrota (5-3 em golos).
Os leões superaram o Legia nos 16 avos de final da Liga Europa de 2011/12, com um empate 2-2 na Polónia e um triunfo em Alvalade por 1-0, e, em 2016/17, na fase de grupos da Champions, ganharam em casa por 2-1 e perderam fora por 1-0.
Agora, à terceira visita, seis anos depois, o Sporting vai tentar o primeiro triunfo de sempre em solo polaco.
Leia Também: Raków de 'casa às costas'. A história insólita do adversário do Sporting