O Sporting passou mais um teste de invencibilidade, nesta segunda-feira, num reduto que traz más memórias da época passada. Um golo de Geny Catamo e outro de Pote (de calcanhar) foram o suficiente para arrecadar os três pontos diante do Boavista e garantir a liderança de forma isolada.
Os leões fizeram algumas tentativas à distância, no início da partida, tanto de Pedro Gonçalves como Geny Catamo. Ambas criaram algum perigo. Destaque para um lance de desperdício de Pote, que na cara do guardião João Gonçalves foi incapaz de marcar.
Só que o esquerdino Geny Catamo encarregou-se de adiantar o Sporting, aos 37 minutos, o moçabicano apareceu bem ao segundo poste (aproveitando uma cratera na defesa axedrezada) e finalizou. Bom cruzamento de Matheus Reis. Robert Bozenik teve a única oportunidade digna do Boavista, mas não acertou bem na bola.
A segunda parte começou com uma grande perdida de Marcus Edwards, na cara de João Gonçalves. Faltou assertividade. Faltou isso e ritmo ao Sporting, que abrandou o acelerador na segunda metade. Foi permitindo que o Boavista de Petit, sempre traiçoeiro, crescesse e acabaram por assustar os leões.
Bozenik, que já havia marcado ao Benfica, marcou na sequência de um cruzamento de Bruno Lourenço (lembra-se?) para dentro da baliza. Acontece que estava em posição irregular. Os boavisteiros foram tentando incomodar o Sporting, mas faltou clarividência.
Numa transição rápida, Pedro Gonçalves deu a 'machadada' final no resultado. Atirou ao poste e, segundos depois, finalizou de calcanhar um cruzamento rasteiro de Esgaio.
2-0 para os leões e mais um jogo sem perder, à nona jornada do campeonato. O Sporting 'livra-se', assim, de Benfica e FC Porto na classificação e soma 25 pontos. É líder isolado. Já o Boavista não repetiu a façanha da primeira jornada (em que derrubou o Benfica) fica com os mesmos 15 pontos, em sexto lugar.
Onzes
Boavista: João Gonçalves; Salvador Agra, Chidozie, Rodrigo Abascal, Filipe Ferreira; Sebastián Pérez, Masaki Watai, Makouta; Tiago Morais, Reisinho e Bozeník.
Sporting: Adán; Geny Catamo, Gonçalo Inácio, Coates, Diomande, Matheus Reis; Hjulmand, Morita; Pedro Gonçalvez, Edwards e Gyokeres.
Antevisão
O Sporting está num bom momento no campeonato, com sete vitórias e um empate em oito jogos. É a única equipa sem perder na competição. Tem 22 pontos, os mesmos que Benfica (após empate com o Casa Pia) e FC Porto (venceu o Vizela). Os leões querem, assim, distanciar-se dos rivais e continuar em primeiro lugar.
Para isso têm de ultrapassar uma das surpresas da I Liga até agora. O Boavista, de Petit, chegou a conhecer o sabor da liderança da competição e ganhou mesmo contra o Benfica, na jornada inaugural. No ano passado, esta equipa triunfou também sobre o Sporting, no Bessa, na fase inicial da época.
Será um duelo difícil para os comandados de Rúben Amorim, que visitam a cidade do Porto após um empate na Polónia, diante do Raków, em que ficaram limitados a dez jogadores por expulsão de Gyokeres. Acompanhe a partida, em direto, com o Desporto ao Minuto.
Leia Também: Indefinição na baliza do Sporting: "Adán tem os seus dias maus, mas..."
Leia Também: Atenção, Sporting. Sturm Graz soma primeira derrota no campeonato