O Sporting de Braga voltou a 'escorregar', esta quarta-feira, ao empatar frente ao Casa Pia (1-1) na segunda jornada da Taça da Liga, precisando agora de vencer o Nacional, na Madeira, para discutir o acesso à 'final four', no próximo dia 22 de dezembro. Um triunfo por 1-0 não garante a passagem (permitindo os festejos dos gansos) e um eventual 2-1 favorável aos bracarenses deixam as contas a depender da média de idades. Já uma vitória pela margem de dois golos colocará o conjunto de Artur Jorge na 'final four'.
Os bracarenses foram ligeiramente melhores na primeira parte, mas a verdade é que nenhuma das duas equipas conseguiu concretizar as oportunidades em golos, pelo que as grandes emoções ficariam reservadas para a segunda parte.
O Sporting de Braga entrou com tudo e, depois de um golo anulado a João Moutinho (56') por fora de jogo de Ricardo Horta na jogada, seria Pizzi a inaugurar o marcador aos 62 minutos, beneficiando de uma assistência do capitão dos minhotos.
A verdade é que, a partir daí, o Casa Pia passou a ser mais atrevido na Pedreira e acabou mesmo por conseguir um golo já dentro dos últimos 15 minutos. Paulo Oliveira travou Clayton na grande área, o árbitro André Narciso ainda escutou indicações do VAR quanto a um possível fora de jogo (de zero centímetros), mas seria mesmo o próprio Clayton a converter de forma exemplar o penálti aos 76 minutos.
Até ao apito final, Filipe Martins arriscou e acabou o jogo com três pontas de lança na luta pela confirmação do apuramento, mas a melhor ocasião até pertenceu ao Sporting de Braga, quando André Horta viu o seu remate 'esbarrar' na trave aos 90+6'.
Com este resultado, o Casa Pia passa a somar quatro pontos, já depois de um triunfo diante do Nacional (2-1), enquanto o Sporting de Braga têm um ponto conquistado. Já o Nacional, sem pontos, fica sem hipóteses de discutir o primeiro lugar do grupo A.
Momento do jogo: A grande penalidade exemplarmente convertida por Clayton deixou o Casa Pia com a discussão do apuramento em aberto, tendo surgido numa fase em que os gansos arriscavam tudo em busca de um golo.
[Notícia atualizada às 22h20]
Onzes
Sporting de Braga: Lukas Hornicek, Serdar, José Fonte, Adrián Marín, Joe Mendes, André Horta, João Moutinho, Pizzi, Alvaro Djaló, Ricardo Horta e Abel Ruiz.
Casa Pia: Lucas Paes, Tchamba, Fernando, Zolotic, Leonardo Lelo, Geraldes, Neto, Tiago Dias, Soma, Clayton e Samuel Justo.
Antevisão
O Sporting de Braga estreia-se na Taça da Liga, esta quarta-feira, na receção ao Casa Pia, num jogo que até poderá ser decisivo para as contas do grupo A da prova.
Em caso de triunfo na Pedreira, os gansos garantem o apuramento para a 'final four'. Porém, em caso de empate ou vitória do Sporting de Braga, as decisões ficam adiadas para a última jornada do grupo, no terreno do Nacional da Madeira, agendada para o próximo dia 22 de dezembro.
A equipa de Artur Jorge chega a este encontro após um empate (frenético) frente ao Gil Vicente (3-3), numa ronda em que também o conjunto de Filipe Martins arrancou uma (surpreendente) igualdade na Luz, frente ao Benfica (1-1).
O jogo tem apito inicial agendado para as 20h15 (horário de Portugal Continental) desta quarta-feira e poderá acompanhar todas as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Braga estreia-se na Taça da Liga e tenta evitar apuramento do Casa Pia