Sensivelmente um mês após o triunfo 'suado' (2-3) na I Liga, o Sporting volta a reencontrar o Farense, esta quinta-feira, desta vez em Alvalade, a contar para a segunda jornada do grupo C da Taça da Liga.
A verdade é que as contas até poderão ficar fechadas já na presente ronda, sendo que, para isso, será preciso o conjunto de José Mota 'vingar-se' e triunfar em Alvalade, de modo a garantir a presença na 'final four' da prova. Tudo isto porque os algarvios venceram o Tondela (2-1) na ronda inaugural de uma fase que conta com apenas três equipas por grupo.
Já os leões sabem que, em caso de empate ou triunfo, adiam todas as decisões para a última ronda, com a visita ao reduto do Tondela, agendada para o próximo dia 23 de dezembro.
Os atuais líderes da I Liga - que não contarão com a ajuda de Morita - procurarão, ainda, repetir a 'receita' aplicada ao Farense na última temporada, precisamente em novembro de 2022, com uma goleada por... 6-0.
O jogo tem apito inicial agendado para as 20h15 (horário de Portugal Continental) desta quinta-feira, com arbitragem de Gustavo Correia, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Rúben Amorim:
Ambições na Taça da Liga: "É um jogo decisivo. Apesar de começarmos agora a competição, o Farense ganhando acaba já a Taça da Liga. É importante vencer o jogo porque nos dá uma vantagem para p segundo jogo. Não fica tudo feito, mas damos um passo importante. Se houve empate, temos depois de ir jogar com o Tondela, vencer e ter atenção ao número de golos. O que queremos é vencer, continuar a melhorar em certos aspetos do jogo e sabendo que não temos tanto tempo para treinar (...) É como se fosse um jogo da Taça de Portugal. Temos de vencer para seguir em frente na competição".
Gestão antes do dérbi: "Temos de avaliar bem os jogadores, até porque nem temos muito tempo para preparar e recuperá-los. Entramos numa sequência de muitos jogos e este ciclo foi assim. O foco está nisso. O Coates vai ser convocado, Morita não vai ser convocado porque tem uma pequena lesão e dá-nos já dúvidas para os restantes jogos. Todas as equipas grandes querem ter estes ciclos, mas são difíceis de gerir. Estamos preparados".
Formato da prova: "Em relação à Taça da Liga, ainda não conheço bem o formato. Nem sei como vai ser. Em relação a ser no estrangeiro a final four, de certeza que foi estudado junto dos adeptos e dos clubes. Se dá retorno financeiro ou não... Eu só me apresento ao serviço se for preciso e depois acompanho a equipa. Não sabendo o que vai acontecer ao certo, não consigo dar uma opinião. Acho que a Taça da Liga é uma competição boa e está muito direcionada para que a final four tenha os clubes mais fortes, porque há maior rendimento e exposição. Mas haverá sempre hipótese de mantermos a Taça da Liga no calendário."
José Mota:
Contas em discussão: "Não temos receio de ficar pelo caminho. Vamos fazer um jogo em Alvalade com o líder do campeonato e não temos receio de perder, não temos receio absolutamente de nada. Há aqui algo que joga a nosso favor: ganharmos o jogo permite-nos avançar na prova. Isso é que é importante. Isto é um jogo de decisão e os meus jogadores percebem que podemos dar, em caso de vitória, uma alegria tremenda a todos os adeptos, porque nunca estiveram numa prova com esta dimensão".
Ambição da equipa: "Vamos ser um Farense à nossa imagem, ou seja, uma equipa competitiva e organizada, reconhecendo o valor do adversário. Vamos disputar o jogo taco a taco".
Impacto de vencer em Alvalade: "Não é um feito inédito e também não é para o Farense, que já lá venceu. Mas é sempre muito difícil vencer o Sporting. E mais, este Sporting que é o líder do campeonato, está motivadíssimo e com uma excelente organização a nível de jogo, excelente plantel, excelente treinador. Portanto, tudo excelente neste momento para o Sporting".
Últimos resultados
Sporting: V-E-V-V-D
Farense: V-D-E-D-V
Últimos onzes
Sporting: Antonio Adán, Ousmane Diomande, Sebastián Coates, Gonçalo Inácio, Geny Catamo, Hidemasa Morita, Morten Hjulmand, Matheus Reis, Pedro Gonçalves, Marcus Edwards e Viktor Gyokeres.
Farense: Ricardo Velho, Fran Delgado, Artur Jorge, Gonçalo Silva, Talocha, Cláudio Falcão, Fabrício Isidoro, Mattheus Oliveira, Mohamed Belloumi, Marco Matias e Bruno Duarte.
Ausências
Sporting: Hidemasa Morita (lesionado).
Farense: (-)
Leia Também: Jogador do Sporting entre os 10 melhores jovens dribladores do mundo