Sporting-Farense: Amorim procura 'receita' de um passado recente

Emblema de Alvalade goleou os algarvios em novembro de 2022, precisamente na Taça da Liga. Ainda assim, a equipa de Rúben Amorim pode ficar de fora da prova já esta quinta-feira.

Notícia

© Getty Images

Miguel Simões
02/11/2023 08:04 ‧ 02/11/2023 por Miguel Simões

Desporto

Antevisão

Sensivelmente um mês após o triunfo 'suado' (2-3) na I Liga, o Sporting volta a reencontrar o Farense, esta quinta-feira, desta vez em Alvalade, a contar para a segunda jornada do grupo C da Taça da Liga.

A verdade é que as contas até poderão ficar fechadas já na presente ronda, sendo que, para isso, será preciso o conjunto de José Mota 'vingar-se' e triunfar em Alvalade, de modo a garantir a presença na 'final four' da prova. Tudo isto porque os algarvios venceram o Tondela (2-1) na ronda inaugural de uma fase que conta com apenas três equipas por grupo.

Já os leões sabem que, em caso de empate ou triunfo, adiam todas as decisões para a última ronda, com a visita ao reduto do Tondela, agendada para o próximo dia 23 de dezembro.

Os atuais líderes da I Liga - que não contarão com a ajuda de Morita - procurarão, ainda, repetir a 'receita' aplicada ao Farense na última temporada, precisamente em novembro de 2022, com uma goleada por... 6-0.

O jogo tem apito inicial agendado para as 20h15 (horário de Portugal Continental) desta quinta-feira, com arbitragem de Gustavo Correia, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Treinadores em discurso direto

Rúben Amorim:

Ambições na Taça da Liga: "É um jogo decisivo. Apesar de começarmos agora a competição, o Farense ganhando acaba já a Taça da Liga. É importante vencer o jogo porque nos dá uma vantagem para p segundo jogo. Não fica tudo feito, mas damos um passo importante. Se houve empate, temos depois de ir jogar com o Tondela, vencer e ter atenção ao número de golos. O que queremos é vencer, continuar a melhorar em certos aspetos do jogo e sabendo que não temos tanto tempo para treinar (...) É como se fosse um jogo da Taça de Portugal. Temos de vencer para seguir em frente na competição".

Gestão antes do dérbi: "Temos de avaliar bem os jogadores, até porque nem temos muito tempo para preparar e recuperá-los. Entramos numa sequência de muitos jogos e este ciclo foi assim. O foco está nisso. O Coates vai ser convocado, Morita não vai ser convocado porque tem uma pequena lesão e dá-nos já dúvidas para os restantes jogos. Todas as equipas grandes querem ter estes ciclos, mas são difíceis de gerir. Estamos preparados".

Formato da prova: "Em relação à Taça da Liga, ainda não conheço bem o formato. Nem sei como vai ser. Em relação a ser no estrangeiro a final four, de certeza que foi estudado junto dos adeptos e dos clubes. Se dá retorno financeiro ou não... Eu só me apresento ao serviço se for preciso e depois acompanho a equipa. Não sabendo o que vai acontecer ao certo, não consigo dar uma opinião. Acho que a Taça da Liga é uma competição boa e está muito direcionada para que a final four tenha os clubes mais fortes, porque há maior rendimento e exposição. Mas haverá sempre hipótese de mantermos a Taça da Liga no calendário."

José Mota:

Contas em discussão: "Não temos receio de ficar pelo caminho. Vamos fazer um jogo em Alvalade com o líder do campeonato e não temos receio de perder, não temos receio absolutamente de nada. Há aqui algo que joga a nosso favor: ganharmos o jogo permite-nos avançar na prova. Isso é que é importante. Isto é um jogo de decisão e os meus jogadores percebem que podemos dar, em caso de vitória, uma alegria tremenda a todos os adeptos, porque nunca estiveram numa prova com esta dimensão".

Ambição da equipa: "Vamos ser um Farense à nossa imagem, ou seja, uma equipa competitiva e organizada, reconhecendo o valor do adversário. Vamos disputar o jogo taco a taco".

Impacto de vencer em Alvalade: "Não é um feito inédito e também não é para o Farense, que já lá venceu. Mas é sempre muito difícil vencer o Sporting. E mais, este Sporting que é o líder do campeonato, está motivadíssimo e com uma excelente organização a nível de jogo, excelente plantel, excelente treinador. Portanto, tudo excelente neste momento para o Sporting".

Últimos resultados

Sporting: V-E-V-V-D

Farense: V-D-E-D-V

Últimos onzes

Sporting: Antonio Adán, Ousmane Diomande, Sebastián Coates, Gonçalo Inácio, Geny Catamo, Hidemasa Morita, Morten Hjulmand, Matheus Reis, Pedro Gonçalves, Marcus Edwards e Viktor Gyokeres.

Farense: Ricardo Velho, Fran Delgado, Artur Jorge, Gonçalo Silva, Talocha, Cláudio Falcão, Fabrício Isidoro, Mattheus Oliveira, Mohamed Belloumi, Marco Matias e Bruno Duarte.

Ausências

Sporting: Hidemasa Morita (lesionado).

Farense: (-)

Leia Também: Jogador do Sporting entre os 10 melhores jovens dribladores do mundo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Kaboré diz 'adeus' ao Benfica: "Diverti-me ao vosso lado"

I Liga

Kaboré diz 'adeus' ao Benfica: "Diverti-me ao vosso lado"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2FC Porto1640
3Benfica1738
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1731
6Vitória SC1725
7Casa Pia1724
8Moreirense1722
9Famalicão1720
10Rio Ave1619
11Gil Vicente1618
12Estoril1718
13Estrela1716
14AVS1715
15Arouca1715
16Farense1714
17C.D. Nacional1613
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Tragédia no mundo do motociclismo. Morreu Sid Veijer, aos 7 anos

Países Baixos

Tragédia no mundo do motociclismo. Morreu Sid Veijer, aos 7 anos

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas