Meteorologia

  • 14 NOVEMBER 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 17º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

FC Porto de duas caras. 'Cospe fogo' na Europa... e 'treme' por cá

Equipa de Sérgio Conceição 'oscila' entre os triunfos esclarecedores na Europa e os sorrisos 'à rasca' no campeonato.

FC Porto de duas caras. 'Cospe fogo' na Europa... e 'treme' por cá
Notícias ao Minuto

08:02 - 09/11/23 por Miguel Simões

Desporto Liga dos Campeões

O FC Porto voltou a triunfar na Liga dos Campeões, na passada terça-feira, frente ao Antuérpia (2-0), confirmando uma tendência teoricamente inversa por parte da equipa de Sérgio Conceição na presente temporada.

No capítulo europeu, os dragões só sabem vencer por margens de dois golos para cima, com exceção, claro, da derrota caseira frente ao Barcelona, com quem partilha a liderança do grupo H. Já nas provas internas, a maior parte das vezes em que os dragões saíram a sorrir foi mesmo... 'à rasca'.

Com exceção dos duelos diante de Vilar de Perdizes (Taça de Portugal, 0-2) e Vizela (I Liga, 0-2), o FC Porto somou mais seis triunfos em provas internas, mas sempre pela margem mínima, para além de um empate e três derrotas - uma das quais na Supertaça, contra o rival Benfica.

Em matéria de percentagem vitoriosa, as coisas não estão assim tão desproporcionais entre competições nacionais (73%) e internacionais (75%), mas a 'receita' utilizada por alcançar sorrisos, aqui e ali, tem sido bastante diferente.

A exigência é outra... mas o estofo também

A competitividade em Portugal raramente se equipara ao que é possível assistir um pouco por toda a Europa, mas a verdade é que, esta temporada, os três 'grandes' de Portugal têm sentido dificuldades extremas contra equipas de menor dimensão, algo que se vê não só pelos 'tropeções', como pelas vitórias tangenciais. O caso do FC Porto tem sido, comparativamente aos rivais Benfica e Sporting, o mais gritante.

A verdade é que, contra equipas estrangeiras, o conjunto de Sérgio Conceição tem mostrado outra resiliência, algo que ficou patente na forma como derrotou o Shakhtar Donetsk (1-3) e o Antuérpia (1-4), acrescentando-se uma vitória menos convincente, na passada quarta-feira, contra os belgas (2-0).

Essa é, certamente, uma 'receita' que o FC Porto quererá replicar no campeonato português, sem que para isso tenha de recorrer a goleadas (algo que nem sequer aconteceu esta temporada). Ainda assim, o sofrimento tem sido nota dominante na hora de garantir três pontos na I Liga, sendo que os dragões já conquistaram muitos pontos com reviravoltas 'supersónicas' ou com golos ao cair do pano. A questão que se impõe é: a que custo? A seu tempo saberemos...

Notícias ao Minuto A imagem do único triunfo em que o FC Porto conseguiu vencer para além da margem mínima na I Liga, algo que apenas aconteceu em Vizela (0-2).© Getty Images  

Leia Também: Falta um ponto para os quintos 'oitavos': As notas do FC Porto-Antuérpia

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório