O Liverpool sofreu uma derrota surpreendente em França, nesta quinta-feira, na quarta jornada da Liga Europa. O Toulouse ganhou por 3-2, num jogo marcado pela passividade da defesa dos reds. Diogo Jota fez um dos golos. Os reds tiveram um golo anulado no último minuto da compensação.
A equipa inglesa teve uma excelente notícia antes do início do jogo. O pai de Luis Díaz, ex-FC Porto, foi libertado após 13 dias de cativeiro. O colombiano foi titular pelo Liverpool.
Jurgen Klopp surpreendeu nas escolhas, com a inclusão de jovens como Quansah e Doak, de apenas 17 anos. A primeira chance foi de Gakpo, a acertar na barra, mas o Toulouse adiantou-se, aos 36', através do nórdico Aron Donnum. Um erro individual de Tsimikas, lateral grego, originou o golo, ao perder a bola de barato.
O Toulouse sooube aproveitar, ao longo do jogo, o adiantamento da defensiva do Liverpool. Klopp mexeu ao intervalo, com a entrada de Salah, Arnold e Szoboszlai. Mas, logo aos 46, os franceses desperdiçaram uma grande oportunidade na cara do guardião irlandês do Liverpool.
Thijs Dallinga foi um verdadeiro 'coringa' na defensiva dos reds e teve um golo anulado, aos 50', por falta. Poucos minutos depois, atingiu mesmo o 2-0, num movimento à ponta-de-lança. Grande finalização do neerlandês. Os franceses tiveram ainda outro tento anulado (o Liverpool podia estar a perder por 4-0).
A formação de Jurgen Klopp beneficiou de um auto-golo caricato do Toulouse, marcado por Cristian Casseres. Dois colegas de equipa atrapalharam-se em cima da linha de golo. Pouco depois, Frank Magri deixou o Toulouse de novo com dois golos de vantagem, por 3-1, num remate ao segundo poste. O português Diogo Jota entrou e reduziu a diferença no marcador. Também Darwin Nuñez já estava em campo.
A emoção estendeu-se ao último minutos dos sete de compensação. O jovem Jorell Quansah aproveitou a confusão dentro da área do Toulouse e empatou a partida. 3-3. Só que... o videoárbitro encontrou uma mão na bola na jogada e o tento foi anulado. Assim, o Liverpool fica com nove pontos no Grupo E da Liga Europa, enquanto que o Toulouse soma sete, mais três do que os belgas do Saint-Gilloise.
Onzes
Toulouse: Restes, Casseres, Costa, Dallinga, Desler, Diarra, Donnum, Nicolaeisen, Schmidt, Sierro, Suazo.
Liverpool: Kelleher, Joe Gomez, Matip, Quansah, Tsimikas, Endo, Mac Allister, Elliot, Doak, Díaz e Gakpo.
The Reds to take on Toulouse #TFCLIV
— Liverpool FC (@LFC) November 9, 2023
Antevisão
O Liverpool pode apurar-se à próxima fase da Liga Europa por antecipação. Para isso, precisará de vencer o Toulouse, na França, nesta quinta-feira, às 17h45, pela quarta jornada do Grupo E. Mas também terá de torcer pela derrota do belgas do Saint-Gilloise contra os austríacos do Lask Linz. Se tudo der certo, os reds classificam-se mesmo faltando duas jornadas para o término da fase de grupos.
Neste momento, o Liverpool lidera com nove pontos, com Toulouse e St. Gilloise logo atrás com quatro. O Lask procura ainda o primeiro ponto nesta edição da Liga Europa. A equipa de Jurgen Klopp poderá jogar com Luis Díaz, tal como última jornada da Premier League, mesmo com o pai do colombiano ainda sequestrado.
O trio de arbitragem será búlgaro: Georgi Kabakov (árbitro principal); Martin Margaritov e Diyan Valkov (auxiliares) e Dragomir Draganov (VAR). Acompanhe a partida, em direto, com o Desporto ao Minuto.
Leia Também: Sporting-Raków: Como se diz 'vingança' em polaco? 'Zemsta' é a chave