Vitória SC e FC Porto defrontam-se, este sábado, em jogo a contar para a 11.ª jornada, num jogo em que o '11' parece ser nota de ordem pelo facto de ser disputado no dia 11 de novembro. A possibilidade de haver trocas no pódio, em jornada de dérbi entre Benfica e Sporting, está em cima da mesa e promete também 'agitar' o ambiente em Guimarães.
Os dragões deslocam-se ao berço da Nação após um surpreendente desaire na I Liga, frente ao Estoril (0-1), embora a resposta já tenha surgido a meio da semana, com o triunfo diante do Antuérpia (2-0) na Liga dos Campeões, vincando a diferença entre as prestações internas e europeias.
Apesar do histórico favorável de Sérgio Conceição no Estádio D. Afonso Henriques - com seis triunfos e um empate desde que assumiu a liderança dos dragões -, o FC Porto terá em mente o alerta da época 2013/14, quando um duplo 'tropeção' consecutivo diante dos estorilistas (0-1) e vimaranenses (2-2) resultou no despedimento de Paulo Fonseca.
Já o Vitória SC segue na quinta posição, com 19 pontos, a três do emblema da cidade Invicta, numa época em que já trocou de treinador por três ocasiões. Álvaro Pacheco assumiu a liderança da equipa há pouco mais de um mês e, após três triunfos convincentes, vacilou no passado fim de semana, no dérbi vimaranense disputado no reduto do Moreirense (1-0)
O jogo - um dos grandes clássicos do futebol português - tem apito inicial agendado para as 20h30 (horário de Portugal Continental), com arbitragem de Nuno Almeida, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Álvaro Pacheco:
Ambição de conquistar pontos: "Temos de ser Vitória. Pretendo que a minha equipa seja audaz e mandona, capaz de controlar o jogo e de perceber de que forma o vai fazer. Acredito que os meus jogadores vão estar focados, em busca de sermos premiados pela conquista dos pontos".
Possibilidade de recuperar lugar no pódio: "Não olho para isso. São três pontos em disputa. O que temos de fazer para estar próximos disso. Temos de olhar para o presente. Se olharmos para a classificação, olhamos para o resultado. Temos de olhar no que é preciso fazer para chegar ao resultado. Temos de olhar ao treino e à estratégia".
Nervos de defrontar um 'grande'?: "O nervoso é exatamente igual. É uma vontade muito grande que a hora do jogo chegue e sejamos capazes de conquistar o que pretendemos. Vamos jogar em casa, sentir o conforto desta fortaleza que nos é proporcionado pela paixão dos nossos adeptos. Somos a segunda equipa com mais pontos em casa, isso deve-se muito ao ambiente. Estamos com uma vontade muito grande de demonstrar a nossa ambição de conquistar os três pontos juntos dos nossos adeptos".
Sérgio Conceição
Momento do Vitória SC com Álvaro Pacheco: "O campeonato é o que é, temos de jogar com todas as equipas. Os três pontos são importantes de fim de semana a fim de semana. É uma deslocação difícil perante um Vitória que, independentemente de já ter trocado de treinador, isso não se tem notado. Estão a apenas três pontos de nós. Eles têm feito os seus resultados. O plantel deles tem qualidade e o treinador é muito identificado com a paixão e a forma de viver o futebol dos adeptos. É um jogo difícil, cabe-nos a nós, que lutamos pela conquista do campeonato que é o nosso objetivo principal da época, e dar uma boa resposta e ganhar o jogo".
Vantagens de contar com Pepe: "A maturidade do Pepe foi adquirida ao longo dos anos. Isso pesa em momentos do jogo. Acho que todos os centrais que temos à disposição, incluindo o Marcano e Zé Pedro, são de qualidade e não têm de dar nada a ninguém, têm é de trabalhar no máximo para cada dia melhorarem. O Pepe sabem o que penso dele, o que ele é e representa para clube, não só no balneário. Espero que qualquer um dos meus centrais consiga uma carreira perto da que o Pepe fez, que não é nada fácil".
Reação ao desaire no campeonato: "Sabemos que temos um desafio amanhã e o foco é esse. Depois esquecemos que jogamos contra adversários, eles têm qualidade, não jogamos sozinhos. Os treinadores também têm estratégias bem definidas para jogar contra o FC Porto. Cabe-nos a nós ir ultrapassando, ir reinventando ano após ano, mudar algumas situações ao nível estratégico porque os adversários são sempre diferentes. Olhamos para um Arouca, para o Estoril, que fez o melhor jogo da época, por culpa nossa com certeza, mas não podemos tirar mérito aos adversários. O ambiente que é criado à volta da equipa...".
Últimos resultados
Vitória SC: D-V-V-V-V
FC Porto: V-D-V-V-V
Últimos onzes
Vitória SC: Bruno Varela, Jorge Fernandes, Manu Silva, Tomás Ribeiro, Bruno Gaspar, Dani Silva, Tomás Händel, João Mendes, Ricardo Mangas, Jota Silva e André Silva.
FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Pepe, David Carmo, Zaidu Sanusi, André Franco, Stephen Eustaquio, Alan Varela, Pepê, Evanilson e Mehdi Taremi.
Ausências
Vitória SC: Tiago Silva (castigado), Mikel Villanueva e Telmo Arcanjo (lesionados)
FC Porto: Samuel Portugal, Iván Marcano, Wendell, Iván Jaime, Galeno e Gabriel Veron (lesionados).
Leia Também: Estoril e Vitória assustam? Dupla queda já originou demissão no FC Porto
Leia Também: FC Porto de duas caras. 'Cospe fogo' na Europa... e 'treme' por cá