O Nacional regressou às vitórias, após dois empates nas últimas jornadas, com Chucho Ramírez a inaugurar o marcador, aos 20 minutos, para, na segunda parte, o médio André Sousa, que 'saltou' do banco de suplentes cinco minutos antes, apontar o segundo (82) dos madeirenses.
A formação insular mantém-se no segundo lugar, agora isolada à condição, com 20 pontos, a dois do líder AVS, que às 14:30 visita o Santa Clara, terceiro, com 17.
Já a União de Leiria está no sétimo posto, com 14 pontos.
Os madeirenses abriram o ativo num lance que se iniciou nas mãos de Lucas França para uma arrancada de Gustavo Silva, que percorreu praticamente todo o terreno de jogo, libertando para Chucho Ramírez, que surgiu na cara de Kieszek, não dando qualquer hipótese de defesa ao guardião polaco.
Os leirienses tiveram ainda a oportunidade de igualar antes do intervalo, em sequência de um cruzamento de Empis, para a cabeça de Lucho Vega, não fosse o guarda-redes Lucas França desviar no limite com recurso a uma palmada.
A segunda metade do encontro seguiu mais disputada, com Lucas França a protagonizar, novamente, uma grande defesa ao remate de Lucho Vega, com direito a recarga de Arsénio que acabou por desviar no colega de equipa que desferiu o primeiro 'golpe'.
O Nacional fixou o resultado num lance que se iniciou com um potente remate de Witi à barra, antes de Luís Esteves assistir André Sousa para o 2-0.
Jogo realizado no Estádio da Madeira, no Funchal.
Nacional -- União de Leiria: 2-0.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores:
1-0, Chucho Ramírez, 20 minutos.
2-0, André Sousa, 82.
Equipas:
- Nacional: Lucas França, João Aurélio, Ulisses Wilson, Paulo Vítor, André Martins Sousa, Danilovic, Luís Esteves (Sérgio Marakis, 89), Carlos Daniel (André Sousa, 77), Gustavo Silva (Rúben Macedo, 67), Chucho Ramírez e Witi (Dudu, 89).
(Suplentes: Vinícius Machado, Jordi Pola, José Gomes, Rúben Macedo, André Sousa, Jota, Sérgio Marakis, Raimar e Dudu).
Treinador: Tiago Margarido.
- União de Leiria: Kieszek, Marco Baixinho, Bura (Joseph Amoah, 89), Vasco Oliveira, Zié Ouattara, Leandro Silva (Valdir Júnior, 67), Cuca (Arsénio, 67), Pedro Empis, Lucho Vega, Brayan Róchez e Leandro Antunes (Jair Matheus, 46).
(Suplentes: Fábio Ferreira, Lystsov, Arsénio, Jair Matheus, Kaká, João Resende, Valdir Júnior, Diogo Amado e Joseph Amoah).
Treinador: Vasco Botelho da Costa.
Árbitro: Gustavo Correia (AF Porto).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Bura (16), Brayan Róchez (56), Marco Baixinho (63) e Vasco Oliveira (73).
Assistência: 1.562 espetadores.