O internacional inglês Jude Bellingham tornou-se, ao início da tarde desta sexta-feira, no 21.º vencedor do Golden Boy, troféu entregue anualmente pelo jornal italiano Tuttosport ao melhor jogador sub-21 a atuar no futebol europeu.
O médio de 20 anos vê, desta maneira, reconhecido aquele que foi um ano em cheio, marcado pela transferência do Borussia Dortmund para o Real Madrid, clube pelo qual soma já 13 golos e três assistências ao cabo de 14 jogos oficiais, por mais de 100 milhões de euros.
O atleta natural de Stourbridge deixou para trás a concorrência dos 24 restantes finalistas, num lote onde se encontravam, não só os internacionais portugueses António Silva e João Neves, do Benfica, como também o costa-marfinense Ousmane Diomande, do Sporting.
Jude Bellingham (que já tinha sido agraciado pela France Football com o Troféu Kopa) sucede, assim, à dupla espanhola do Barcelona formada por Pedri González e Gavi, na lista de vencedores de um dos mais prestigiados troféus individuais do planeta.
Nas restantes categorias, Erling Haaland foi eleito o Golden Player Man, Aitana Bonmatí a Golden Player Woman, Edu Gaspar o Melhor Gestor Europeu, Tony Bloom o Melhor Presidente Europeu e Chiara Beccari a Melhor Jogadora Italiana Sub-21.
Houve, ainda, espaço para atribuir o Golden Girl a Linda Caicedo, o Melhor Agente a Ali Barat, o Maior Desafio do Ano a Cristiano Giuntoli, o The Youngest a Lamine Yamal e o Melhor Jogador Italiano Sub-21 a Giorgio Scalvini.
JUDE BELLINGHAM is Golden Boy Absolute Best! @realmadrid #Goldenboy #Goldenboy2023 #football pic.twitter.com/VXIMAjlDED
— Golden Boy (@GoldenBoyAwards) November 17, 2023
Leia Também: Golden Boy. Lembra-se dos últimos 15 vencedores?