A Federação Portuguesa de Futebol emitiu, na tarde desta terça-feira, um comunicado no qual se solidariza com Youssef Chermiti, avançado português que garantiu, horas antes, ter sido alvo de comentários racistas no jogo da seleção nacional de sub-20 frente à Itália. A FPF informou ter reforçado a situação junto do árbitro da partida, tendo exposto o caso à Federação italiana, antes de avançar para a UEFA.
"O jogador internacional português Chermiti denunciou um episódio de racismo verificado no jogo que a Seleção Nacional de sub-20 realizou esta terça-feira em Itália. A denúncia foi feita pelo jogador ao árbitro ainda no decurso do jogo. No final do encontro, Chermiti informou os responsáveis da FPF do sucedido, pelo que foi imediatamente reforçada a participação da denúncia ao árbitro do jogo. O caso foi igualmente exposto à Federação italiana", pode ler-se na nota oficial, que prossegue.
"A FPF vai reportar a situação às entidades disciplinares competentes da UEFA. A FPF repudia e condena todas as situações de racismo e manifesta a sua total solidariedade com Chermiti. Em circunstância alguma, a FPF tolera qualquer tipo de comportamento discriminatório", vincou a Federação presidida por Fernando Gomes.
Leia Também: "Chamou-me macaco". Chermiti acusa jogador da seleção italiana de racismo