Coincidência, ou talvez não, é o facto de o Benfica ganhar sempre que Samuel Soares joga a titular na baliza encarnada. A amostra de jogos em análise ainda é curta, é certo (quatro partidas oficiais esta época, mais duas vezes na pré-temporada) mas vale a pena olhar para o registo de 'Samu' quando se avizinha, previsivelmente, mais um jogo.
É que o Benfica recebe o Famalicão no próximo sábado, no Estádio da Luz, em jogo a contar para a Taça de Portugal. Nestas ocasiões, Roger Schmidt tende a dar descanso ao guarda-redes titular, neste caso Anatoliy Trubin. Tal como aconteceu nos Açores, diante do Lusitânia, Samuel Soares deverá ser o dono da baliza.
O adversário obriga a cautelas, já que se trata de um emblema de I Liga que não deu 'abébias' ao Camacha no último sábado, ganhando 5-0 e passando à quarta eliminatória da 'prova-rainha'. Mas Samuel Soares já defrontou, com sucesso, outros adversários difíceis.
Samuel Soares 'segurou o barco' durante o processo de saída de Odysseas
Depois de uma época passada dividida entre a equipa B e o banco da formação principal (Samuel jogou um minuto no último encontro para receber a medalha de campeão), o guardião formado no Benfica foi escolha de Roger Schmidt durante grande parte da pré-temporada, sendo titular diante do Southampton e Celta de Vigo, dois triunfos por 2-0. Entrou ao intervalo contra o Al Nassr e Burnley (num jogo em que até cometeu um erro grave).
Na fase de 'divórcio' entre a estrutura encarnada e Odysseas Vlachodimos, foi Samuel Soares quem 'segurou o barco' enquanto não era contratado um guarda-redes titular. Foi a primeira titularidade de Soares, aliás, contra o Estrela da Amadora que marcou a cisão entre Roger Schmidt e Vlachodimos. O grego não aceitou ver o jogo do banco e foi para casa.
Nesse período de transição, Samuel Soares participou em três encontros da I Liga - diante de Estrela, Gil Vicente e Vitória SC - só com vitórias, tendo sofrido dois golos, ambos contra os gilistas. Depois, chegou Trubin e o jovem de 21 anos foi relegado ao papel 'previsível' de suplente.
Titular da seleção sub-21 e 'protegido' até 2027
Soares é também, agora, o principal guarda-redes da seleção sub-21 portuguesa, tendo jogado os noventa minutos nos últimos compromissos da equipa pontuados por vitórias, com a exceção do desaire desta semana diante da Grécia (pela primeira vez na qualificação para Europeus desde há quatro anos).
O Benfica renovou, no verão de 2022, o vínculo de Samuel Soares até 2027. É um dos graduados do Seixal que integram a equipa principal, ao lado de João Neves, António Silva, Florentino, Tiago Gouveia, Gonçalo Guedes e Tomás Araújo. Fez da parte da equipa que 'quebrou' o enguiço na Youth League, em 2022, e arrecadou o troféu.
Leia Também: Manchester United prepara 'raide' ao Benfica pelo substituto de Casemiro
Leia Também: Gonçalo Ramos 'salva' contas do Benfica e muda planos para janeiro