A paragem para compromissos de seleções surgiu logo após o grande 'desgosto' do Sporting no dérbi frente ao Benfica (2-1), na Luz, há sensivelmente duas semanas, sendo que a turma de Alvalade procurará reagir, este domingo, frente ao Dumiense, nos dezasseis-avos da Taça de Portugal.
No que toca à segunda competição interna mais importante, os leões chegam ao duelo que visa o acesso aos 'oitavos' da prova depois de terem eliminado o Olivais e Moscavide (1-3), na Amadora, com algumas dificuldades à mistura.
Já o emblema do Campeonato de Portugal - que vive um momento atribulado no último posto da Série A - precisou de sorrir frente a União de Santarém (4-3) e, mais recentemente, diante do AVS (1-0).
A verdade é que Filipe Oliveira, treinador do Dumiense, vincou que a sua equipa pretende ser "protagonista" em Alvalade, apesar da diferença entre o valor dos plantéis, pelo que esse é mais um aviso para Rúben Amorim - cauteloso ao relembrar a eliminatória passada - ter em consideração, já com um titular confirmado.
O jogo tem apito inicial agendado para as 18 horas (horário de Portugal Continental) deste domingo, com arbitragem de Bruno José Costa, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Rúben Amorim
Uma dezena de ausências: “Nós queremos ganhar esta competição, ainda por cima já não a ganhamos há algum tempo. O ritmo dos jogadores, depende… alguns não vão jogar amanhã. Também queremos ver algumas rotinas que estudámos. Há jogadores que estiveram nas seleções e fizeram dois jogos e outros nenhum. Há jogadores que faz bem algum descanso”.
Impacto da derrota no dérbi: “Obviamente que se estendeu aos jogadores. Não podemos esconder isso. Passámos de uma possível vantagem de seis pontos para uma igualdade pontual, logo isso é diferente. Agora, isso já passou. Nós perdemos esse jogo, mais do que o Benfica o ganhou. Neste dérbi fomos nós que perdemos e mesmo com a 11 não fomos a equipa que deveríamos ter sido. Ficámos reduzidos a dez por culpa nossa. Nós devíamos ter ganho esse jogo e não ganhámos, mas o campeonato é longo. Aqui toda a gente sentiu que devíamos ter ganho esse jogo e isso é importante para o nosso crescimento”.
Sinais do passado: “Acho que não há esse perigo [de entrar adormecido], até porque há consequências e isso interfere no futuro. Eles lutam por um lugar. Olivais e Moscavide? Caímos uma vez [nesse relaxamento], não podemos cair duas. Queremos vencer um jogo em que as equipas ‘grandes’ não têm nada a ganhar, mas os jogadores têm um posto a defender no ‘onze’ para o futuro. Amanhã, não entraremos adormecidos”.
Fábio Oliveira
Protagonismo em Alvalade: "Mesmo sabendo que é difícil, preparamos o jogo para vencer. Queremos ser protagonistas, pressionar e reagir à perda de bola. Embora com a consciência que o Sporting tem jogadores que em segundos desmontam qualquer estratégia do adversário".
Sensações de defrontar um 'grande': "Queríamos defrontar um 'grande' e jogar fora. Só temos de desfrutar este momento. Muitos dos nossos atletas nunca jogaram com 15 ou 20 mil pessoas nas bancadas, e agora vão enfrentar jogadores que veem todas as semanas na televisão. Que seja uma motivação para trabalharem e estarem mais vezes nestes grandes palcos".
Foco no campeonato: "A nossa realidade é o Campeonato de Portugal, e é nisso que temos de estar muito focados. Quando ganhámos ao AVS, na Taça, foi uma grande festa, mas depois, nas três semanas seguintes, caímos para último. Neste jogo, cabe-nos honrar os adeptos, que estão pouco satisfeitos com as recentes prestações, e os nossos pais que estarão nas bancadas a verem-nos num grande jogo".
Últimos resultados
Sporting: D-V-V-V-V
Dumiense: D-E-D-D-V
Últimos onzes
Sporting: Antonio Adán, Ricardo Esgaio, Ousmane Diomande, Sebastián Coates, Gonçalo Inácio, Matheus Reis, Hidemasa Morita, Pedro Gonçalves, Marcus Edwards, Morten Hjulmand e Viktor Gyokeres.
Dumiense: Rafa Alves, João Faria, João Paulo, Gonçalo Cardoso, Jota Oliveira, Pablo, Henrique Martins, Pedro Fernandes, Joel Marques, Diogo Ribeiro e Dica.
Ausências
Sporting: Gonçalo Inácio (castigado) e Iván Fresneda (lesionado).
Dumiense: Henrique Martins e Túlio (lesionados).
Leia Também: Dumiense quer "desfrutar" e ser "protagonista" no duelo com o Sporting