O Sporting garantiu o apuramento para os 'oitavos' da Taça, este domingo, ao golear o Dumiense por 8-0, precisamente duas semanas após a desilusão do dérbi diante do Benfica (2-1) na I Liga.
Luís Neto (com um golo especial) e Paulinho trataram de 'arrepiar caminho' para uma goleada confortável da turma de Alvalade, sendo que os restantes golos surgiriam na segunda parte.
Francisco Trincão, Paulinho (que chegou ao hattrick), Sebastián Coates, Nuno Santos e Viktor Gyokres trataram de fixar o 8-0 final.
Um 'cheirinho' de bolas paradas
Rúben Amorim promoveu uma pequena revolução na formação inicial que tinha jogado na Luz, face às entradas de Franco Israel, Luís Neto, Geny Catamo, Daniel Bragança, Nuno Santos e Francisco Trincão para os lugares de Adán, Gonçalo Inácio, Diomande, Morita, Pedro Gonçalves, Gyokeres e Marcus Edwards, mas a verdade é que a sua equipa jogou como se o onze inicial fosse sempre a mesmo.
Ainda dentro dos primeiros dez minutos, Luís Neto fez questão de quebrar um jejum com dez anos e, com um cabeceamento certeiro após canto de Nuno Santos, abriu o ativo em Alvalade (8'), estreando-se a marcar pelos leões, curiosamente num duelo em que Amorim apenas tinha confirmado a sua titularidade.
Perto da meia hora de jogo, novo canto e novo golo. Aos 28 minutos, Paulinho aproveitou um desvio de Matheus Reis dentro da área, na sequência da bola batida por Nuno Santos, acabando por ampliar a diferença no marcador, sendo que, até ao intervalo, não se registaram mais oportunidades de relevo.
12 minutos de sufoco... sentenciadores
O arranque da segunda parte não poderia ter corrido melhor ao Sporting que, aos 46 minutos, chegou ao terceiro, num lance bem trabalhado por Francisco Trincão (que se estreou a marcar na presente temporada) à entrada da grande área, antecedendo a primeira substituição do encontro, com Ricardo Esgaio a render Marcus Edwards.
O Sporting não tirou o 'pé do acelerador' e o Dumiense nem sempre conseguiu travar novas investidas do seu adversário. Aos 53 minutos, na sequência de novo pontapé de canto de Nuno Santos, Sebastián Coates saltou mais alto e entrou para a lista de marcadores, numa partida em que igualou Anderson Polga como o estrangeiro com mais duelos (342) pela formação leonina.
Para completar 12 minutos sentenciadores, Paulinho tratou de assinar um bis (58'), após passe de Hjulmand, antes das entradas de Essugo e Gyokeres em campo. Curiosamente, até seria o avançado sueco a 'abrilhantar' o 'show' de Paulinho, uma vez que, aos 71 minutos, assistiu para o calcanhar certeiro do internacional português, em destaque com um hattrick.
Até ao apito final, nota ainda para uma grande penalidade exemplarmente convertida por Nuno Santos, juntando o golo às duas assistências numa exibição bastante personalizada, com tempo ainda para o oitavo golo dos leões, aos 83 minutos, com Viktor Gyokeres a deixar os adeptos a cantar o seu nome.
Desta forma, o Sporting junta-se aos já apurados FC Porto, Benfica, Sporting de Braga, Vitória SC, Estoril, Gil Vicente, Vizela, Nacional, Santa Clara, Marítimo, União de Leiria, Tondela, Penafiel e Amarante.
Momento do jogo: O terceiro golo do Sporting, logo a abrir a segunda parte, terá 'estragado' qualquer estratégia que o Dumiense tivesse para relançar a partida, pelo que reduziu drasticamente as aspirações do emblema do Campeonato de Portugal em campo.
Leia Também: Luís Neto quebrou jejum de dez anos e estreou-se a marcar pelo Sporting
Onzes
Sporting: Franco Israel, Matheus Reis, Luís Neto, Sebastián Coates, Ricardo Esgaio, Morten Hjulmand, Daniel Bragança, Nuno Santos, Francisco Trincão, Geny Catamo e Paulinho.
Dumiense: Pedro Costa, Diogo Costa, João Faria, Marco Fernandes, Tiago Ferreira, Bruno Silva, Igor Santo, Gonçalo Botelho, Joel Marques, Diogo Ribeiro e Dica.
Antevisão
A paragem para compromissos de seleções surgiu logo após o grande 'desgosto' do Sporting no dérbi frente ao Benfica (2-1), na Luz, há sensivelmente duas semanas, sendo que a turma de Alvalade procurará reagir, este domingo, frente ao Dumiense, nos dezasseis-avos da Taça de Portugal.
No que toca à segunda competição interna mais importante, os leões chegam ao duelo que visa o acesso aos 'oitavos' da prova depois de terem eliminado o Olivais e Moscavide (1-3), na Amadora, com algumas dificuldades à mistura.
Já o emblema do Campeonato de Portugal - que vive um momento atribulado no último posto da Série A - precisou de sorrir frente a União de Santarém (4-3) e, mais recentemente, diante do AVS (1-0).
A verdade é que Filipe Oliveira, treinador do Dumiense, vincou que a sua equipa pretende ser "protagonista" em Alvalade, apesar da diferença entre o valor dos plantéis, pelo que esse é mais um aviso para Rúben Amorim - cauteloso ao relembrar a eliminatória passada - ter em consideração, já com um titular confirmado.
O jogo tem apito inicial agendado para as 18 horas (horário de Portugal Continental) deste domingo, com arbitragem de Bruno José Costa, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Sporting-Dumiense: Leão quer reagir ao dérbi com atenção ao protagonismo