A venda de jogadores é, por norma, a maior fonte de lucro de um clube de futebol. Mas isso não e aplica aos neerlandeses do Twente, outrora um dos grandes clubes dos Países Baixos.
Ao divulgar o balanço financeiro relativo à época 2022/23, o Twente, que é o atual quarto colocado da Eredivisie, revelou que teve contas positivas. A maior fonte de receita dos neerlandeses foi... a venda de cerveja nos jogos em casa.
Na época passada, o lucro líquido do clube com transferências de jogadores foi de 3,75 milhões de euros. Já a receita com as vendas em dias de jogos ultrapassou a marca dos 6 milhões de euros, com a parcela da restauração a ser a mais evidente - a venda de cerveja e comida muito contribuíram para estes números.
Ao todo, o Twente alcançou uma receita na restauração foi de 10,5 milhões de euros, dos quais há que descontar 4,5 milhões de euros com os custos de produção, relacionados com a compra dos produtos, e o pagamento dos ordenados aos funcionários desse setor.
De referir ainda que o Twente tem uma parceria com uma marca de cerveja. A Grolsch dá, inclusive, o nome ao estádio do clube neerlandês (Estádio Grolsch Veste).
Leia Também: Atenção, FC Porto. Shakhtar Donetsk anuncia o novo treinador