Em 2006, o futebol italiano ficou marcado por dois grande acontecimentos: o triunfo no Mundial de 2006, na Alemanha, e o escândalo Calciopoli, que envolveu várias equipas da Serie A. Umas tiveram dedução de pontos, mas a Juventus foi a mais afetada, com a despromoção à Serie B.
O AC Milan esteve também nas cogitações para receber castigo semelhante e esse facto fez com que Andrea Pirlo tivesse assinado pelo Real Madrid.
"O Campeonato do Mundo tinha acabado de terminar e havia toda a confusão do Calciopoli. Havia a possibilidade de o Milan jogar na Série B e Fabio Capello tinha-se mudado para o Real Madrid. Falei com ele e com os diretores e chegámos a um acordo", revelou Pirlo em entrevista à Rádio TV Série A.
"Quando cheguei para a pré-época do Milan, disseram-nos que íamos jogar na Série A com uma dedução de pontos, eu não tinha a certeza porque tinha decidido ir para lá [Real Madrid], mas ao regressar a Milanello encontrei-me com Adriano Galliani e com o meu agente e concordámos em continuar a aventura. Galliani pôs o contrato em cima da mesa e disse-nos para colocarmos os números e, passados alguns dias, assinámo-lo", conta o atual treiandor de futebol.
Pirlo revelou ainda que teve uma reunião com Guardiola, em 2010, para trocar o AC Milan pelo Barcelona. No entanto, não chegou a acontecer tal transferência. Pirlo veio a sair para a Juventus em 2011, a custo zero. O antigo treinador da Juventus falou também sobre o profissionalismo de Cristiano Ronaldo.
Leia Também: Pirlo 'apertado' no aeroporto: "Cristiano Ronaldo fazia o onze na Juve"